8º Muticom recebe pesquisadores renomados da comunicação em Natal/RN.

“Comunicação e participação cidadã: meios e processos” é tema central do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que teve início na segunda-feira, 28 de outubro e prossegue até dia 1º de novembro, em Natal (RN). Uma celebração eucarística abriu oficialmente os trabalhos do Mutirão e foi presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, e concelebra pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, e demais bispos presentes.
A primeira conferência do evento contou com a presença do professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, que possui uma longa trajetória na pesquisa em comunicação e é autor diversos livros. O acadêmico abordou questões relativas à cultura, mídia e religião. “Acredito que a mídia, hoje, se mostra como uma oportunidade para criar um novo tipo de consciência. Temos a internet, que apresenta inúmeras possibilidades. Para os cristãos, esse é um ambiente fértil, e que impõe diversos desafios”, disse.

Nesta terça-feira, 29, as atividades do evento seguem com a Leitura Orante sob a ótica da comunicação e o seminário sobre “Comunicação comunitária e construção da cidadania”, com assessoria da professora Raquel Paiva (UFRJ) e dos debatedores; professor Juciano Lacerda (UFRN) e padre Manoel Filho, da arquidiocese de Salvador.

Constam na programação do evento Grupos de Trabalho (GT) e momentos para troca de experiências entre os comunicadores. Aproximadamente 70 relatos de pesquisa serão apresentados durante os dias de Mutirão.

Fonte: Fotos- Pascom da Diocese de Mossoró