Pular para o conteúdo principal

Agenda Diocesana da CF 2014: Seminário na Capela São Francisco, Abolição III.



A Diocese de Santa Luzia reuniu a imprensa na manhã de ontem para apresentar a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano", e lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1). O evento foi realizado na Unidade de Convivência da Família (UCF) do bairro Barrocas. Na oportunidade participaram, além da imprensa, professores, alunos, comunidade em geral e também autoridades políticas, religiosas, policiais e outras. A coletiva também foi transmitida ao vivo em cadeia através das rádios.
A campanha foi oficialmente lançada no Brasil no último dia 5, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Mossoró, a abertura foi domingo com a realização de uma caminhada contra o tráfico humano. E no dia 29 deste mês, às 19h30, será realizado um Seminário da CF 2014 na Capela São Francisco no Abolição III. Até esta data o tema também será trabalhado com nas paróquias com as famílias através de livros e vias sacras, e também nas escolas.
Para o bispo Dom Mariano Manzana, este é o momento em que a Campanha da Fraternidade sai da sacristia para encontrar as famílias. "É um momento importante para a igreja que começa sempre no período da Quaresma", diz.
No entanto, mesmo depois desse período, o tema da CF será trabalhado durante todo o ano nas festas realizadas nas igrejas e paróquias, como explica a coordenadora da Comissão Diocesana das Campanhas, Ana Duarte. A comissão é formada por 15 pessoas que têm trabalham na divulgação e realização da CF. "Será trabalhada na área geográfica das paróquias de acordo com a realidade de cada uma", ressalta.
"Este é o ponta pé inicial e que não deveria parar nunca", ressalta Dom Mariano Manzana. O bispo explica o cartaz da CF 2014 diz que as quatro mãos simbolizam a escravidão, o tráfico de órgãos, o tráfico de homens, mulheres e crianças, assim como também a exploração sexual de adultos e crianças. "As correntes são as mãos de quem escraviza. Esse é o objetivo da campanha, quebrar as correntes e libertar", ressalta.
O bispo fala ainda que em todo o mundo existem cerca de 2,5 milhões de pessoas exploradas sexualmente. A exploração movimenta 32 bilhões de dólares por ano, dinheiro que também financia o tráfico de drogas.
Dom Mariano ressalta também a importância do tema em um ano de Copa do Mundo no Brasil. Ele cita que é necessário observar três pontos: a conscientização de que o tráfico humano existe, o alerta; a denúncia da sociedade para corrigir; e a prevenção. "A primeira mudança é aqui (aponta pra cabeça)", frisa.
Padre Ricardo Rubens afirma que esta é a 51ª Campanha da Fraternidade no Brasil. Ele ressalta que as CFs começaram no Rio Grande do Norte em 1962, e em 1964 tornou-se nacional, sempre enfocando os diversos aspectos que envolvem as pessoas e suas dimensões. Vários temas já foram trabalhados como a questão das drogas, dos indígenas, da família, trabalho, meio ambiente, entre outros.
Na ocasião da coletiva foi apresentado o Hino Oficial da CF 2014 que, de acordo com tema e lema, fala sobre a escravidão, sobre a exploração sexual e tráfico de órgãos e pessoas como se fossem mercadorias.

Fonte: Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d