Pular para o conteúdo principal

Diretório de Comunicação para Igreja no Brasil.


Após mais de 13 anos de pesquisas, análises e práticas de comunicação vivenciadas nas dioceses, paróquias e comunidades, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou na última quinta-feira, 13, o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. O documento tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.
O Diretório será apresentado no  4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e  2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que serão realizados de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP).
Em coletiva de imprensa, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, falou sobre a aprovação do Diretório de Comunicação. Segundo o cardeal, o documento “quer contribuir para fomentar a implementação” da Cultura da Comunicação na Igreja do Brasil.
“O Diretório de Comunicação sempre foi um desejo da Conferência e sua produção é fruto dos trabalhos da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação”, destacou dom Damasceno.
O Diretório contou a colaboração efetiva de pesquisadores, profissionais, agentes da Pastoral da Comunicação. O arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ressalta que o Diretório é resultado da abertura da Igreja no Brasil para a comunicação.
Dom Dimas recorda que a proposta da elaboração de um Diretório para a Igreja no Brasil foi retomada durante a gestão do cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de Rio de Janeiro, que esteve como presidente da então Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB.
Etapas – Antes da aprovação final, o texto do Diretório foi publicado em forma de Estudo da CNBB (nº 101),  “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”. A nova redação possui caraterísticas próprias da realidade da comunicação pastoral da Igreja no Brasil.
O Diretório foi apresentado aos bispos na 51ª Assembleia Geral, ocorrida em 2013, e recebeu emendas e sugestões. A decisão final para aprovação ficou sob a responsabilidade do Conselho Permanente da CNBB.
“Agora a Igreja tem um documento oficial produzido a partir das sugestões da Assembleia dos Bispos de 2013 e, posteriormente, com as correções indicadas pelo Conselho Permanente que aprovou o texto final”, explica dom Dimas.
Conteúdo – O Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom. O Diretório traz ainda um glossário de comunicação que contempla termos próprios da área, relacionados à vida eclesial e da Igreja.
Dom Dimas destaca que a linguagem utilizada no Diretório quer atingir a diferentes realidades pastorais, com uma proposta de estudo e reflexão. “O texto busca refletir um pouco sobre a comunicação da Igreja no Brasil, ao mesmo tempo indicando um futuro promissor nesta área”, disse.
Na avaliação de dom Dimas, o Diretório já vem produzindo frutos nas dioceses e regionais da CNBB. “Durante os encontros diocesanos de comunicação, os agentes elaboram um Plano de Pastoral para sua realidade, conforme as orientações e motivações do Diretório”, comenta. Ainda de acordo com o bispo, o crescimento do Mutirões de Comunicação, a organização da Pastoral da Comunicação e o Encontro Nacional são resultados do trabalho da comunicação na Igreja.
Resultados – Os assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e padre Clóvis de Melo Andrade, que coordenam também a Rede de Informática na Igreja do Brasil (RIIBRA), têm ministrado cursos por todo o país, com a proposta de animar a Pastoral da Comunicação e a RIIBRA à luz do Diretório.
“Cabe às dioceses e paróquias, assim como às diferentes pastorais, movimentos e mídias católicas, estudar o Diretório, confrontando suas proposições com a realidade local e definir seus planejamentos e ações”, destaca Ir. Élide Fogolari.
Padre Clóvis revela que entre as novidades do Diretório estão as diferentes reflexões sobre os aspectos da comunicação, que incluem as mídias digitais. Ao final de cada capítulo são propostas pistas de ações com sugestões de atividades para formação, articulação, produção e espiritualidade da Pastoral da Comunicação. “A presença da Igreja no ambiente digital é incentivada por ser um lugar de testemunho e anúncio do Evangelho”, comenta padre Clóvis.
Fonte: Texto e foto site da CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d