Pastoral da Sobriedade tem encontro de formação em Mossoró.

No último sábado, dia 26, 8h às 12h, aconteceu mais um encontro de formação da Pastoral da Sobriedade nas dependências do Projeto Esperança, bairro São José.

Conheça os doze passos que  nos acompanham na caminhada rumo à sobriedade, assim como Jesus deu passos apaixonados por nós, pois foi para a liberdade que Cristo nós libertou.

Primeiro passo: Admitir.
Admitir que preciso de ajuda, da ajuda da igreja e dos irmãos. Admitir que tenho vícios e que sozinho não consigo me libertar. O programa propõe um caminho, onde eu quero me transformar, é preciso admitir que preciso mudar.
Segundo passo: Confiar
Nós vemos famílias que não conseguem sair dos vícios, pois confiam apenas em suas forças, mas é em Jesus que devemos colocar nossa confiança. Precisamos clamar para que nossa família encontre a alegria por causa da dependência química que perdeu-a. O problema é que nossos jovens ficam um tempo na comunidade e quando se recuperam, acham que podem caminhar sozinhos e esquecem-se do programa, e cai novamente. A pastoral da sobriedade, diz que o milagre se dá na perseverança, para não recair, pois recair significa sofrimento. Quem admite, confia em Jesus Cristo que pode nos curar.
Terceiro passo: Entregar
Entregar-me a Jesus libertar, que restaura a minha vida, até então estava entregue a outras mãos. Quem admite, confia e se entrega. A solução está na família que começará a se converter.
Todo dependente enquanto não disser basta, não tem solução, não tem tratamento que dará certo. Muitos quererão experimentar as coisas do mundo, mas nós da pastoral levamos a prevenção, para que os jovens não caiam na dependência do mundo, mas mantê-los nos caminhos de Jesus. Quem sabe lidar com a vida, não entrará nas drogas, quem está com Jesus não necessita experimentá-las.
Quarto passo: Arrepender
Arrependido, voltar para a casa do Pai, para a benção, pois é o Pai que me acolhe incondicionalmente. A pastoral tem essa missão de acolher a todos incondicionalmente, a todos que nos procuram ir ao encontro das famílias que sofrem e levar a esperança e propor o programa de vida, mas sabendo que é Jesus que vai curar e libertar.
Quinto passo: Confessar
Quem está arrependido, confessa. Confessa os seus pecados. O dependente depois de ter o encontro com Jesus, ele conta o dia em que ele voltou para a casa do Pai. Quem se arrepende se confessa irá renascer.
Sexto passo: Renascer
Renascer do Espírito, e o homem se torna uma criatura nova, e se torna realmente seguidor de Jesus. Renasce na sobriedade. A pastoral tem a proposta de fazer com que as pessoas tenham uma vida nova, que não fique apenas na abstinência, mas que renasça, tenham uma vida nova. Se eu renasço eu pago os meus erros, então preciso reparar.
Sétimo passo: Reparar
Reparar os meus erros, devolver para mãe e para o pai alegria que ele roubou, pois quando há um dependente toda
Família fica doente e é necessário reparar. Temos que reparar a pena, os males que eu causei.
Oitavo passo: Professar a fé
O dependente químico em sobriedade dá seu depoimento, é necessário professar a fé, o que Jesus está fazendo na sua vida.
Nono passo: Orar e vigiar
É preciso orar e vigiar todos os dias, e orar em família. Se você ama seus filhos, você precisa conduzi-los a vida eterna, através da oração, dar a benção antes de eles irem para escola, e não somente a benção de palavras, mas a benção afetiva, abraçar os filhos, pois assim se conhece os cheiros, pois quando seu filho usar a drogas perceberá o cheiro diferente. Se você não abraça os seus filhos todos os dias, as drogas irão abraçar. É necessário essa afetividade, entre pais e mães, mães e filhos.
Décimo passo: Servir
Servir a igreja só serve para servir, servir ao modo de Maria. Se a Igreja não servir, e para a realidade de dependentes, senão servimos, não servimos para nada. Precisamos olhar o dependente com o olhar de Jesus Cristo, fazer dos excluídos nossos preferidos.
Décimo primeiro passo: Celebrar
Celebrar todos os dias a eucaristia para que sejamos alimentados e também alimentados com a Palavra de Deus, não somente eu, mas toda a família. Para um dependente, ele celebra o dia da sobriedade a cada dia. Celebrar não somente com palavras, mas com a vida.
Décimo segundo passo: Festejar
Festejar que é possível crer e acreditar em Jesus, eu preciso fazer da minha vida uma festa. Eu não preciso de drogas para celebrar e festejar, eu preciso acreditar e professar o nome de Jesus.
É isto que a Pastoral da Sobriedade apresenta como proposta de vida nova quer que as igrejas aceitem como proposta de libertação. De Anunciar o Evangelho que já é uma proposta de vida plena que transformará nossa comunidade.

Detalhes na edição de maio do Jornal A Luz. Aguarde !