Pular para o conteúdo principal

Igreja em Dia.


 Dia 06/08, às 16h, Tarcisio Maia.

Pastoral da Saúde será implantada na Diocese


REFLETINDO O EVANGELHO

 “A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES” Mateus 14,13-21
 “Todos comeram e ficaram fartos…”(Mt 14, 20a)
 A ordem dada aos discípulos – “Deem-lhes de comer!” – pode ter-lhes soado como uma ironia. Havia condições de saciar uma multidão, reunida num lugar deserto para escutar Jesus? Não seria mais lógico despedi-la para que pudesse comprar alimentos nas aldeias vizinhas?
A ordem do Mestre parecia impossível de ser executada. Contudo, começou a ser superada, quando os discípulos apresentaram a quantidade de alimento disponível: cinco pães e dois peixes. Bastou-lhes colocá-los à disposição de todos, para que ninguém voltasse para casa faminto. Assim aconteceu! Num gesto quase litúrgico, Jesus tomou os pães e os peixes, ergueu os olhos para os céus, abençoou-os, partiu-os, deu-os aos discípulos e estes, à multidão. A pequena porção de alimento começou a ser partilhada. E todos comeram até a saciedade. E mais, sobraram 12 cestos cheios, apesar da enorme quantidade de gente. Este episódio contém um claro ensinamento. O problema da fome resolve-se com a partilha.
Se tivessem ido às aldeias, quem tivesse dinheiro e fosse mais esperto, fartar-se-ia.
Quanto aos pobres e os menos ágeis ficariam em desvantagem, permanecendo famintos. Esta situação é incompatível com o Reino, cujo projeto de fraternidade supera todo tipo de desigualdade.
 ROMARIA
O Santuário do Lima receberá, no dia 17 de agosto, a tradicional Romaria das Famílias. A programação consta de café partilhado, show-mensagem com bandas católicas e uma celebração eucarística encerrando o evento. Imperdível!
 ENCONTRO
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima promove neste fim de semana seu 5º Encontro de Casais com Cristo. O tema central deste ECC é: “Somos Todos Discípulos e Missionários.” Trinta e dois casais disseram sim a este maravilhoso chamado de Cristo. Fomos convidados, eu e minha esposa, e ontem proferimos a palestra: “Diálogo com os Filhos.” A todos os participantes, que tão bem nos acolheram, nosso abraço fraterno, e que venham os frutos!

GENTE DE FÉ
Amanhã, 4 de agosto, celebraremos o “Dia do Padre”. Festa dedicada a São João Maria Vianney, iniciada em 1929, quando o papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos do mundo católico”. Por isso, hoje destaco a figura do padre Guido Tonelotto, (in memoriam) um sacerdote preocupado com a salvação das almas e a libertação de seus irmãos; especialmente os pequeninos de Jesus. Com ele, aprendi muito e sei que, do céu continua pedindo por todos nós. Louvado seja Deus por todos os sacerdotes!
 

Padre Guido Tonelotto


SANTA CLARA
Desde o dia 1º, a comunidade do Dom Jaime Câmara celebra a Festa de Santa Clara 2014. Hoje haverá a Missa/Novena, às 17h, sendo homenageada a Paróquia Menino Jesus, Capela de São Vicente, Vicentinos, Equipes de Nossa Senhora, Movimento Focolares e Pascom.
 SANTA CLARA II
Os eventos sociais acontecerão todas as noites no Espaço Cultural Ana Vieira de Almeida, no Santuário de Santa Clara. Os “Tremendões” e Everaldo Rodrigues animarão o jantar de Santa Clara, dia 8. E o espetáculo “À Luz de Clara” será encenado nos dias 10 e 11 de agosto.
 SANTA CLARA III
E na segunda-feira, 11, dia da Padroeira da Televisão, a FM Santa Clara fará uma programação especial durante todo o dia animando os ouvintes a participarem dos últimos momentos da festa. A tradicional procissão ocorrerá, às 18h, seguida de missa solene de encerramento. Logo após a missa haverá a última apresentação do espetáculo: “À Luz de Clara.” Você é nosso convidado. Participe!
 FESTA
De 3 a 9 de agosto, a comunidade do Três Vinténs vive a festa em honra a sua Padroeira – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tema central desta festa é: “Comunidade Missionária é Comunidade Acolhedora.” A procissão ocorrerá no dia, 9, às 19h, seguida de missa de encerramento celebrada pelos padres Talvacy Chaves e Cornélio Freire. Logo após acontece o Jantar da Família. E viva Nossa Senhora!
 PASTORAL
Na quarta-feira, 6 de agosto, Dom Mariano Manzana preside a missa de abertura da Pastoral da Saúde no Zonal de Mossoró. A celebração acontecerá, às 16h, no Hospital Tarcísio Maia. Os membros desta pastoral visitarão as diversas unidades de saúde da cidade dando assistência espiritual aos pacientes. Belo trabalho!
 IMACULADA CONCEIÇÃO
A festa a Nossa Senhora Imaculada Conceição ocorrerá no período de 7 a 17 de agosto na paróquia homônima. O tema deste ano será: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo.” Este tema aprofunda as sete alegrias de Maria Santíssima. A dimensão social está repleta de excelentes artistas da terra. E pra quem gosta de uma comida deliciosa, o jantar de confraternização acontecerá dia 16 de agosto junto com o leilão da festa. Maravilha!
 CONGRESSO
O 13º Congresso Diocesano para as Famílias acontecerá de 8 a 10 de agosto, no Centro de Evangelização da RCC, nas Barrocas. Carlos e Cleusa Bombonati, do Paraná, serão os pregadores deste Congresso. Que este casal traga boas novas para nossas famílias, pois não estamos na faixa de Gaza, mas neste ano, já são mais de cem os mortos pela violência em nossa urbe amada. Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!
 ANIVERSÁRIO
Dia 16 de agosto acontecerá o 1º aniversário da Comunidade Paroquial Pousada das Termas/Itatiáia. Para celebrar esta importante data haverá uma missa, às 19h, seguida de Jantar da Família na referida comunidade. Que Deus lhes conceda perseverança na caminhada. Shalom!
 PARA REFLETIR
“A paz é um dom de Deus, mas exige o nosso compromisso. Procuremos ser gente de paz na oração e na vida.” (Papa Francisco)
Fonte: Coluna Fé e Vida- Gazeta do Oeste- Joscelito Marques

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...