Pular para o conteúdo principal

Missão AD Gentes




Tendo encerrado o mês dedicado ao estudo e leitura orante da Palavra de Deus, como discípulos e discípulas do Senhor somos chamados a nos empenhar fervorosamente na missão. Este mês, tradicionalmente chamado de "mês missionário", celebra, no dia 19, o Dia Mundial das Missões. Discipulado e missionariedade são características complementares entre si e essenciais ao ser cristão.
Conforme o costume, o Papa Francisco escreveu uma "mensagem para o Dia Mundial das Missões". Fundamentado no Evangelho de São Lucas 10, 21-23, que ele chama de ícone bíblico, Papa Francisco ressalta a alegria de Jesus e dos discípulos missionários. Logo no início da mensagem, nos diz o Papa: " Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria. A alegria é um traço dominante desta primeira e inesquecível experiência missionária". No entanto, adverte-nos na sequência da mensagem, citando ainda o próprio Evangelho: " O Mestre divino disse-lhes: «Não vos alegreis, porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no céu. Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: "Bendigo-te, ó Pai (…)". Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que veem o que estais a ver"» (Lc 10, 20-21.23). A alegria de estar em Deus é a fonte e uma característica própria do missionário, não obstante os desafios enfrentados. O "Pai é a fonte da alegria. O Filho sua manifestação e o Espírito o animador", enfatiza o Papa Francisco, revelando assim a dimensão trinitária da missão evangelizadora da Igreja, que deve ser marcada pela unidade e comunhão, a exemplo da Trindade Santa.
Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco não deixou de alertar para os perigos do mundo moderno, citando uma outra carta, de sua própria autoria, chamada " Exortação Apostólica Evangelii Gaudium": «O grande risco do mundo atual, com a sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada» (Exort. Ap. Evangelii Gaudium, 2). Por isso, a humanidade tem grande necessidade de dessedentar-se na salvação trazida por Cristo. Os discípulos são aqueles que se deixam conquistar mais e mais pelo amor de Jesus e marcar pelo fogo da paixão pelo Reino de Deus para serem portadores da alegria do Evangelho. Todos os discípulos do Senhor são chamados a alimentar a alegria da evangelização.  Diante destes desafios, não podemos nos amedrontar, mas, confiando naquele que nos envia em missão, avançar fecundando as instituições sociais, toda a realidade com as sementes do Evangelho.
Gostaríamos, por fim, de destacar e parabenizar a Pastoral da Criança que celebra neste ano 25 anos de presença em nossa Diocese. Uma pastoral que tem contribuído de maneira eficaz para a diminuição da mortalidade infantil especialmente e outras conquistas que revelam o resgate da dignidade humana. Ainda pedir as orações de todos pelo Padre Luiz Sampaio, que realizou sua páscoa definitiva. Ele, natural de nossa Diocese, Paróquia de Pau dos Ferros, onde foi sepultado e também atuou como vigário, colaborou intensamente para evangelização num esforço de tornar a Igreja cada vez mais missionária. Agradecemos por seu sacerdócio e oramos para que encontre o descanso eterno e a paz em Deus.
Que Maria, estrela da Evangelização, interceda continuamente por nós para sermos autênticos discípulos-missionários do Senhor, evangelizando com santa alegria.

Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano 

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d