Diocese em Dia

“APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO.” Lucas 2,22-40
 “Levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor.” (Lc 2, 22b)
 A cena da apresentação do menino Jesus no templo e o rito de purificação de Maria são ricos em detalhes que evidenciam a identidade do Salvador. Revestem-se de um conjunto de elementos proféticos, pelos quais a existência de Jesus se pautará.
Ele foi apresentado como pobre. Seus pais ofereceram um casal de rolinhas ou dois pombinhos, como era previsto para as famílias mais pobres. Aliás, toda a vida de Jesus transcorrerá na pobreza. Com o rito de oferta, o Messias tornava-se uma pessoa consagrada ao Pai. Esta será uma marca característica de sua existência. Não se pertencerá a si mesmo; todo seu ser estará posto nas mãos do Pai, por cuja vontade se deixará guiar. O velho Simeão definiu a missão do Messias Jesus: ser luz para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos os povos. Por meio de Jesus, a humanidade caminharia segura, sem tropeçar no pecado e na injustiça, e, assim, chegar ao Pai. Por outro lado, o Messias, Jesus estava destinado a ser sinal de contradição. Quem tivesse a coragem de acolhê-lo, seria libertado de seus pecados. Mas para quem se recusasse aderir a ele, seria motivo de queda.
Portanto, Jesus seria escândalo para uns, e ressurreição para outros. Esta cena evangélica retrata, assim, o que Jesus encontraria pela frente. O evangelho de hoje, portanto, nos ensina que devemos acolher a missão que o senhor nos oferta, apesar dos desafios e provações inerentes a todos que aceitam viver a Palavra de Deus.
 FELIZ ANO-NOVO
Aos nossos leitores e leitoras! Que 2015 seja repleto de saúde, paz e grandes realizações. E que Jesus esteja à frente de todas as nossas atitudes e projetos. Shalom!
 DISCURSO
O tradicional discurso de Natal do papa Francisco à Cúria Romana, proferido no dia 22, é um verdadeiro exame de consciência oferecido ao mundo. O discurso foi pautado em 15 “doenças e tentações” que enfraquecem o nosso serviço ao senhor. Vale a pena ler esta bela exortação do Sumo Pontífice no endereço: http://papa.cancaonova.com/discurso-do-papa-francisco-a-curia-romana-221214/
 RECUPERAÇÃO
Mossoró continua rezando nesta grande corrente de oração pelo pleno restabelecimento da saúde do padre Sátiro Cavalcante Dantas. Não abrigo a menor dúvida de que o nosso amigo vencerá mais este desafio. Força, mestre!
 APROVADOS
Parabéns aos aprovados no vestibular de Teologia da Faculdade Diocesana de Mossoró. Que perseverem na busca da graça e do conhecimento do Senhor. As matrículas ocorrerão nos dias 29 e 30, às 19h, na Faculdade Diocesana. A lista completa está no endereço: Avante, amigos!
 MISSA
Dom Mariano preside missa de fim de ano no dia 31 de dezembro, às 19h, na Catedral de Santa Luzia. E no dia 1º de janeiro, o padre Walter Colinni preside as missas de, 9h e 19h, na Catedral. Estaremos lá!
 SHALOM NO AR
A Comunidade Católica Shalom iniciará em janeiro um programa na Rádio Rural de Mossoró. O amigo Marcos Antônio Ferreira fará a produção do programa “Shalom no Ar” que será apresentado por Luana Freitas, missionária da Comunidade. Aos amigos desejo sucesso nesta nova missão.
 CRISTO REI
De 6 a 16 de janeiro, ocorrerá em Tibau, na Praia das Emanuelas, a Festa a Cristo Rei 2015. O tema escolhido para nortear as reflexões será: “No serviço e na solidariedade seguimos a Cristo na Igreja.” O destaque será o show mensagem com o cantor católico Zé Vicente, no dia 15, às 19h30. Imperdível!
 FESTA
De 8 a 18 de janeiro, a Paróquia do Menino Jesus realiza a Festa a São Sebastião no Conjunto Promorar. O tema central da festa será: “Eu vim para servir.” E o lema: “São Sebastião, fiel servidor de Deus!” Na dimensão social as barracas e apresentações musicais ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 16 e 17, onde acontecerá o jantar de confraternização. E no dia 18, o padre João Alfredo e os fiéis devotos do “Soldado de Cristo” participarão, às 17h, da tradicional procissão, seguida de missa solene de encerramento. Maravilha!
 X RALLY
Os membros do Terço da Mãe da Divina Providência realizarão seu X Rally evangelizador Familiar no dia 11 de janeiro. Esta edição saíra, às 6h, da Catedral de Santa Luzia e percorrerá as cidades do litoral como Grossos, Córrego, Valencia, Areias Alvas, Gado Bravo, Emanuelas, Tibau, Peixe Gordo, Melancias e Tremembé. Muito bom!
 PARA REFLETIR
“Devemos procurar a cura para a “doença” da “cara fúnebre”, de pessoas carrancudas que pensam que para serem sérias é preciso pintar a face de melancolia, de severidade e tratar os outros com rigidez, dureza e arrogância. O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês, serena, entusiasta e que transmite alegria…” (Papa Francisco)
Fonte: Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste