REFLETINDO O EVANGELHO

“A MISSÃO DE JOÃO BATISTA.” Marcos 1, 1-8
 “Eu vos batizei com água; Ele, porém vos batizará no Espírito Santo.” (Mc 1, 8 )
 O texto sagrado sempre nos traz imagens da preparação do caminho para o Senhor: quando um rei dominava um país, ele fazia com que o povo do país dominado construísse uma grande avenida para que pudesse passar triunfante. É preciso preparar uma grande avenida, isto é, eliminar todos os obstáculos, para que o Senhor, Deus de Israel, possa passar triunfante e reconduzir o seu povo a sua terra.
Quando a igreja lê as sagradas escrituras, ela reconhece, aí, a missão de João Batista, precursor do Messias. É ele quem, a partir do deserto, exorta com vigor o povo a preparar o caminho para o Senhor. Preparação que se dá por uma vida eticamente coerente com a fé professada (cf. Mt 3,8; Lc 3,8.10-14). A missão de João Batista equivalia à missão do profeta Elias, a saber, conduzir o povo a uma verdadeira conversão. Daí o Batismo de conversão que João realiza. Somente eliminando os obstáculos que o mal gera no coração do ser humano é que se pode reconhecer Aquele que virá depois de João e de quem ele diz não ser digno de desamarrar as sandálias. A vida de cada fiel deve ser como uma avenida por onde o Senhor passa para entrar em posse daquilo que é seu. É por amor ao ser humano que o Senhor assumiu a nossa humanidade, a fim de conduzi-lo a viver na terra a realidade do céu.
A água do Jordão não podia fazer viver. O Espírito Santo do qual Jesus é revestido é quem vivifica. O anúncio de João Batista de que Aquele que virá depois dele batizará com o Espírito Santo significa que a obra de Jesus tem um caráter de purificação e um único fim: a comunhão com Deus.
 JÁ VIVEMOS
O Ano da Paz. Um despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas. Aprovado por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ano da Paz começou no domingo passado e as reflexões, orações e ações sociais se estenderão até o Natal de 2015. Que venha a tua paz, Senhor!
 A FESTA DE SANTA LUZIA
Continua cumprindo sua missão de levar os homens e mulheres desta terra a Deus. O exemplo da Virgem de Siracusa é sempre novo, atual e repleto de grandes ensinamentos. Das Celebrações aos momentos de lazer, tudo é sinal de graça e oportunidade de vivenciarmos a alegria do encontro fraterno na comunidade de fé. Aproveitemos!
 RESUMINDO
A programação da grande festa: hoje, às 7h30, acontece a tradicional Corrida e Caminhada de Santa Luzia, com saída e chegada, na Catedral. Continuam as novenas, às 16h e 19h30, seguidas do Oratório de Santa Luzia. No dia 12/12 acontece a 6ª Moto Romaria da Luz, com concentração, às 21h, na Matriz de São José e o show mensagem com padre Nunes, após o Oratório.
 RESUMINDO II
Durante o Novenário, diversos voluntários servem acolhendo as crianças na Cirandinha, ao lado da Catedral. E no dia 13, a partir das 7h, estaremos na Escola de Artes acolhendo os romeiros com café da manhã e almoço. A barraca do jantar e dos doces também é uma atração à parte. Sem falar nas apresentações musicais dos artistas da terra e do Oratório de Santa Luzia. A tradicional procissão ocorrerá, às 17h30, saindo da Matriz de São Manoel em direção à Catedral de Santa Luzia, onde acontecerá a benção do Santíssimo Sacramento e a cerimônia de encerramento da festa. Viva Santa Luzia!
 IMACULADA
Neste dia 8 de dezembro acontecerá uma missa solene em comemoração aos 160 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Esta Celebração Eucarística ocorrerá, às 17h, na Matriz do Alto da Conceição e será presidida por nosso bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Logo após a missa os devotos farão uma procissão até a Catedral de Santa Luzia. Maravilha!
 AREIA BRANCA
Encerra amanhã mais uma festa a sua Padroeira – Nossa Senhora da Conceição. A procissão acontecerá, às 17h, seguida de missa solene de encerramento. Viva Nossa Senhora!
 SANTA CLARA
A partir de 15/12, quatro grupos da Pastoral da Grutta de Santa Clara estarão realizando os encontros de preparação para o Natal com as famílias, nas residências do bairro D. Jaime Câmara e nos conjuntos: Liberdade II e IPE. As visitas se estenderão até o dia 23/12, com o encerramento da Novena de Natal e uma confraternização. Muito bom!
 RECONSTRUÇÃO
Quem puder colaborar na reconstrução da igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Grossos pode ajudar através da seguinte conta: Banco do Brasil, Agência 4687-6, conta-poupança 70.008-8 e a variação 96. É dando que se recebe…
 O PAPA FRANCISCO
Visitará os Estados Unidos em 2015. O Sumo pontífice irá em setembro à Filadélfia para o Encontro Mundial das Famílias. Em janeiro, o papa Francisco vai às Filipinase e Siri lanka, em sua segunda viagem à Ásia.
 PARA REFLETIR
“Para mudar o mundo, é preciso fazer bem a quem não tem possibilidades de retribuir.” (Papa Francisco)
Fonte: Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog