Pular para o conteúdo principal

Fiéis pedem beatificação da médica Zilda Arns




Milhares de pessoas, de todo o Brasil, estarão em Curitiba (PR), neste final de semana, para participar da homenagem à medica pediatra Zilda Arns Neumann, falecida há cinco anos. Do Rio Grande do Norte, uma caravana com cerca de 40 pessoas, incluindo o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o coordenador estadual da Pastoral da Criança, Milton Dantas; o ex-coordenador estadual, Diácono Francisco Teixeira, e a coordenadora arquidiocesana, Marlúzia Pessoa, vão até a capital paranaense para participar das homenagens.
                A programação consta de três momentos. A principal é a celebração eucarística, neste sábado, 10, às 19 horas, no Estádio Arena da Baixada. A celebração conta com a participação de bispos e arcebispos de todo o Brasil, entre eles o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno. Na ocasião, há a entrega da moção, com milhares de assinaturas de pessoas de todos os estados do País, solicitando o pedido de abertura do processo de beatificação de Zilda Arns.
                Outro momento da programação, é a visita ao Museu da Vida, que comporta o ‘Memorial Dra. Zilda’ e conta com exposições sobre a história e ações da Pastoral da Criança.
                Os peregrinos também poderão fazer uma visita ao túmulo da fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, situado no Cemitério Municipal Água Verde.

Missionária da vida

                Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), mãe de cinco filhos. Zilda Arns escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Em 1983, a pedido da CNBB, criou, juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, então Arcebispo de Londrina (PR), a Pastoral da Criança. Uma ação pastoral que logo se espalhou por todo o Brasil e, posteriormente, por outros países, como Angola, Moçambique, Peru, Filipinas, Venezuela, entre outros.
                Em 2004, Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.  Pelo trabalho desenvolvido, foi indicada, três vezes, ao Prêmio Nobel da Paz.
                Em janeiro de 2010, ela estava em missão, no Haiti, quando o país foi devastado por um terremoto, vitimando milhares de pessoas. A médica Zilda Arns foi uma das vítimas: morreu em plena missão, em país pobre.

Zilda Arns no RN

                A fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa esteve várias vezes, em visita missionária, ao Rio Grande do Norte. As primeiras foram no final da década de 80. “Ela gostava de acompanhar de perto o trabalho da Pastoral da Criança. Ela também dizia que quando estava se sentindo muito cansada gostava de vir a Natal, porque os ventos de Ponta Negra tinham uma oxigenação que a revigorava para continuar a ação na Pastoral da Criança”, lembra o Diácono Teixeira.
                Entre as várias vezes que esteve em terras potiguares, Zilda Arns participou da comemoração dos 15 anos da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte. O encontro, que reuniu centenas de líderes, aconteceu no ginásio da UFRN, em Natal, em 25 de agosto de 2001. Na ocasião, recebeu o título de cidadã norte riograndese.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d