ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Romaria da Terra e da Água no Piauí é iniciativa para Ano da Paz

A 13ª Romaria da Terra e da Água do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende, de acordo com os organizadores, ser uma das iniciativas para o Ano da Paz. O evento marcado para os dias 17 e 18 de outubro, em Oeiras (PI), terá como tema “Terra e água: direito dos povos, garantia de vida e paz”. O lema proposto é “Eu darei essa terra à sua descendência” (Gn 12,7).

A escolha da temática relacionada à proposta da CNBB para 2015 foi feita em reunião entre o bispo de Oeiras (PI), dom Juarez Sousa da Silva, o secretário executivo do regional, padre Luiz Eduardo Bastos, e agentes de pastorais e organismos, no dia 8 de janeiro. Na ocasião, também foram discutidos assuntos relacionados às comissões de preparação e matrizes operacionais e financeiras do evento.
Segundo os organizadores, o Documento 101 da CNBB “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI” é a “fonte inspiradora” para esta edição do evento. O texto apresenta a visão do episcopado brasileiro sobre a realidade agrária do país, “em uma perspectiva do agir pastoral na defesa da natureza, nos cuidados com a água e na produção de energia sustentável”.
Recordando o Documento 101, o assessor da Cáritas Brasileira no Piauí, Carlos Humberto Campos, afirma que a Romaria é uma “expressão de esperança de que a Reforma Agrária, na perspectiva do acesso e democratização da terra e da água se torne política pública assumida pelos poderes legislativos, executivo e judiciário, em nível federal, estadual e municipal, para a construção de um novo modelo de desenvolvimento no campo”.
Fonte: CNBB