Pular para o conteúdo principal

Festa de Nossa Senhora de Fátima 2015 em Mossoró-RN

A programação da Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima já começa a ser divulgada. A apresentação foi realizada ontem, 13, durante a tradicional missa dos devotos, celebrada ao meio dia. De acordo com o vigário Francisco Cornélio Freire, a chamada pré-festa teve seu início com a visitação da imagem às comunidades de Senegal e Montana. “Essa proximidade com a comunidade, no momento em que estamos divulgando nosso evento, no próximo mês, é o início da pré-festa, que se estende até a data oficial, de 3 a 13 de maio”, diz o padre. Este ano, a comemoração religiosa em alusão à Virgem de Fátima terá como tema ‘Maria, Mulher Servidora e Missionária’.
De acordo com o vigário, a igreja pretende fazer, durante o evento oficial, toda noite promoção de shows de artistas e bandas da cidade, além de um jantar, o ponto alto da festa.
Francisco Cornélio ressalta, ainda, que este ano a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima tem muitos outros motivos para comemorar. “São 35 anos da construção desta igreja e isso também é um motivo de grande festa. Atualmente, a paróquia agrega 14 comunidades, sete da zona urbana e outras sete da zona rural, um grande contingente de pessoas que afluem para cá durante missas e eventos”, destaca, empolgado, o sacerdote.
Segundo ele, a capacidade da nave do templo chega a 1.000 pessoas, maior que a Catedral de Santa Luzia. “Nossas missas têm, a cada domingo, chamado mais e mais fiéis e a igreja, graças a Deus, só vive lotada”, diz, agradecido.
Sobre a evasão de pessoas da Igreja Católica, em virtude da existência e ascensão de outras religiões pentecostais e neo-pentecostais, Cornélio é enfático ao dizer que existe, hoje, um equilíbrio maior em relação a isso. “O católico praticamente, aquele que vai à missa sempre, que cumpre os preceitos de sua doutrina, raramente muda de religião. Essa tendência está mais evidente em católicos apenas de batismo, ou seja, pessoas que foram apenas batizadas na Igreja, mas não mantêm relações mais estreitas com ela. Essas pessoas, por uma procura por alento ou outra fé, frequentam outras religiões, o que é natural”, diz, serenamente, Francisco Cornélio que vê, no equilíbrio religioso, uma porta para o diálogo e amadurecimento da própria fé.
PROGRAMAÇÃO
A abertura oficial da festa, no dia 3 de maio, será marcada por uma caminhada saindo da Praça da Baixinha, às 18h, conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima para a Igreja Matriz, onde acontece cerimonial inaugural da festa, Celebração Eucarística e show. No período de 04 a 12 de maio, sempre às 19h30, serão realizadas as novenas. Todos os dias haverá também Celebração Eucarística às 6h da manhã e oração do terço ao meio dia. Já no dia da padroeira, 13 de maio, a programação começa com o Ofício de Nossa Senhora, às 6h da manhã, e segue ao longo do dia, com missa dos devotos ao meio dia, procissão pelas ruas da comunidade às 17h e missa solene às 18h, como informa a assessoria de comunicação dos festejos.
“Além da dimensão religiosa, os festejos em homenagem à Nossa Senhora de Fátima possuem uma intensa programação sociocultural, com destaque para a encenação das aparições da Virgem de Fátima, que acontecerá nos dias 03 e 08 de maio. O tradicional jantar da Família acontecerá no dia 09 e contará com animação da banda ‘Os Bárbaros’. Todos os dias após a novena haverá shows com artistas locais, barracas populares, show de prêmios e bazar”, acrescenta a assessoria.
PEREGRINAÇÃO
Além das comunidades Senegal e Montana, as primeiras a receberem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a peregrinação contemplará o sítio Bom Destino, Pousada das Thermas, Boa Esperança, Arisco e Coqueiro. Todos os bairros que compõe a área urbana da Paróquia também terão programação na fase da pré-festa.
Fonte : Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...