Pular para o conteúdo principal

"O que salva o mundo é o amor de Deus", disse cardeal Damasceno na abertura da 53ª Assembleia da CNBB

 A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início às atividades 53ª Assembleia Geral (AG) da entidade com a celebração da missa, na manhã desta quarta-feira, 15, na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O arcebispo local e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, pediu as orações dos fiéis pelos “bons frutos da Assembleia”.
Dom Damasceno explicou em sua homilia que a “atenção prioritária” do episcopado estará voltada para dois temas: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2015-2019 e para a eleição da presidência da CNBB, juntamente com os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais e delegados da entidade para representação no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e para o Sínodo dos Bispos, marcado para outubro, no Vaticano.
O cardeal explicou que as DGAE auxiliarão no “processo de planejamento pastoral para as Igrejas particulares e para o secretariado geral da CNBB".
 A 53ª AG também terá como tema prioritário o Estudo 107 da CNBB, "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade". 
Missão da Igreja
Ao refletir sobre a liturgia do dia e sobre o Tempo Pascal, o presidente da CNBB ressaltou a missão de Jesus na história da salvação e luz da ressurreição, “manifestação total da misericórdia salvadora, boa nova por excelência e melhor anúncio que pode ser feito”.
“Deus amou tanto o mundo que deu seu filho unigênito para que não morra todo que nele crê, mas tenha a vida eterna”. As palavras do início do Evangelho de hoje, levam, segundo dom Damasceno, à “compreensão do significado da missão do Filho de Deus”.
“O que salva o mundo é o amor de Deus. Só amor pode iluminar o mistério pascal e graças ao mistério pascal podemos constatar a intenção divina que é oferta universal de Salvação”, afirmou dom Damasceno.
Ao recordar a experiência dos discípulos com o Cristo ressuscitado, indicou a missão da Igreja. “Tendo experimentado o amor misericordioso de Deus, que enche nossa vida de luz e alegria, que nos confere o sentido para viver, anunciamos a todos a mesma graça. Não há situação que não pode ser iluminada com a luz da ressurreição. Diante do amor de Deus e sua infinita misericórdia, todos os aspectos da vida humana podem ser transfigurados, principalmente o pecado e a morte”, disse o cardeal.
Intenções
No início da celebração, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, informou a nomeação do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Wilson Luis Angotti Filho, para a diocese de Taubaté, após acolhimento da renúncia de dom Carmo João Rhoden. Também hoje foi nomeado pelo papa Francisco o cônego Edson José Oriolo dos Santos como bispo titular de “Segia” e auxiliar de Belo Horizonte (MG). Oriolo é o atual pároco da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
Dom Leonardo indicou como intenção da celebração eucarística a memória do bispo emérito de Caetité (BA), dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, falecido na segunda-feira, dia 13. Também foi lembrado o sétimo dia de falecimento do bispo de Paranaguá (PR) e referencial da Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos, ocorrido no dia 09. 
 Fonte: CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d