Bispos do RN discutem desafios para a formação dos novos padres em Caicó- RN

Reunidos hoje,dia 19, na residência episcopal da Diocese de Caicó, os bispos Dom Antônio Carlos, Dom Mariano Manzana (Mossoró) e Dom Jaime Vieira Rocha (Natal) discutiram decisões sobre o processo de formação dos futuros presbíteros. A reunião também contou com a participação de reitores de seminários das três dioceses. “A vivência do sacerdócio na sociedade atual se constitui um grande desafio pelas próprias mudanças do tempo. Tratamos diversos aspectos da formação presbiteral, ouvimos os formadores que estão à frente dos seminários em nossas igrejas particulares. Prevemos em durante este ano de 2015 teremos outras reuniões com o mesmo tema, já que o bispo tem que ser o primeiro responsável pela formação dos novos padres”, disse Dom Jaime, arcebispo de Natal em entrevista ao Panorama 95.
Para dom Mariano Manzana, toda Diocese deve se preocupar com seus seminários, e principalmente com a formação dos novos sacerdotes. Ele reconhece que a cobrança dos fieis por padres mais próximos do povo tem aumentado com início do legado do Papa Francisco. “Nós preparamos os padres para o tipo de Igreja que nós vivemos, e é muito diferente um padre de uma Igreja em saída, que coloca como prioridade a sua missão, ela é chamada a levar a Boa Nova ao coração de todas as pessoas. O novo padre deve ser uma pessoa que consegue ser do povo e levar o povo para Deus, e Deus para o povo”, finalizou.
Fonte: Blog Marcos Dantas