Festa de Corpus Christi

A igreja católica celebra hoje a Festa de Corpus Christi. A preparação para este momento foi iniciada nas paróquias da cidade desde o dia 1º de junho com o Tríduo. Cada paróquia ficou responsável por sua programação e hoje todas se reúnem para a grande procissão que sairá da Matriz de São Manoel, no bairro de mesmo nome. A missa, com participação de todos os padres de Mossoró e presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana, será realizada às 17h.
De acordo com Alexandre Magno Fernandes de Queiroz, da equipe de Infraestrutura da festa, após a missa a procissão será iniciada e descerá pela Avenida Presidente Dutra, sentido Centro. Após a ponte, já no centro da cidade, o cortejo seguirá pela Rua Jerônimo Rosado até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde será realizada a Bênção do Santíssimo Sacramento, pelo bispo Dom Mariano Manzana.
A programação de hoje é o ponto alto de uma programação iniciada na segunda-feira passada. “Não é só a procissão, é a festa de Corpus Christi. Que começa com o Tríduo em todas as paróquias. São três dias de oração e preparação”, explica Alexandre Magno.
Todo o trajeto da procissão já foi interditado a partir das 22h de ontem para que a equipe da festa possa organizar o roteiro.
Às 16h de hoje, os fiéis se concentrarão na parte de fora da Paróquia de São Manoel, onde foi montado o palco para a missa. A expectativa é que o cortejo saia por volta das 18h30.
Alexandre ressalta que diferente de anos anteriores, a concentração dos fiéis e missa será na Avenida Presidente Dutra, na lateral da matriz. Outras vezes era realizada na rua à frente da igreja. Por isso, a necessidade de interditar parte da avenida desde ontem.
No ano passado, a procissão de Corpus Christi reuniu cerca de três mil pessoas, segundo a equipe de infraestrutura. Para este ano estão sendo esperadas mais de cinco mil fiéis. “Aqui em Mossoró não tem a cultura da Festa de Corpus Christi como tem a de Santa Luzia. Mas foi feito um trabalho de divulgação bem maior que no ano passado. Um trabalho com as paróquias e com as comunidades”, afirma Alexandre Magno.
Para tornar o percurso ainda mais bonito, serão confeccionados tapetes ornamentais. De acordo com a secretária da Paróquia de São Manoel, Rosilda Saldanha, os tapetes serão produzidos em um mutirão, com apoio do Terço dos Homens, casais, e jovens da paróquia. Cerca de 20 pessoas participarão da montagem das peças, que terá início esta manhã. Os tapetes devem ser distribuídos entre a Avenida Presidente Dutra e as proximidades do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Voluntários, empresas, donos de serrarias e de salinas doaram muitos materiais para a confecção das peças.

ADORAÇÃO
Após a primeira missa que será celebrada às 7h na Matriz de São Manoel, o Santíssimo Sacramento permanece exposto para comunidade, com várias equipes se revezando para a coordenação das orações. A adoração segue até as 17h, quando tem início a missa presidida pelo bispo Dom Mariano.

Entenda o significado da data para os católicos
Santíssimo Sacramento será conduzido em procissão, após a missa – Foto Cedida
“Corpus Christi ou Corpus Domini, quer dizer a Festa do Corpo do Senhor”, como informa Dom Mariano. Ele explica que a data foi instituída pela Igreja por volta do século XIII e é uma festa que ajuda o povo a refletir sobre a presença material, viva e sacramental de Jesus na Eucaristia, enfatizada quando Cristo disse ‘Esse é o meu corpo, é o meu sangue’. “A Igreja sente que a Eucaristia, que é chamado o Santíssimo Sacramento no Altar, é o momento mais importante”, destaca o bispo.
Ele explica que quatro momentos lembram a Eucaristia. O primeiro deles é o memorial da Última Ceia do Senhor, que celebra a atitude de Jesus na Santa Ceia com seus apóstolos. O segundo momento é o de renovar o sacrifício de Jesus na cruz. “Ele redimiu toda a humanidade na sua morte e, sobretudo, as consequências daquele sacrifício, o perdão, a vida eterna”, detalha. Já o terceiro momento é quando se vê a Igreja. “Ali ao redor do altar se manifesta visivelmente a Igreja do Senhor. A Eucaristia os torno povo de Deus”, acrescenta Dom Mariano. Por último, “A Eucaristia e um pouco da vida eterna. É como adquirir a passagem para a festa eterna na casa do Pai”, resume o bispo.
Em todas as missas esses quatro momentos são celebrados, mas, de modo particular, a Eucaristia é o centro da celebração de Corpus Christi, como lembra Dom Mariano, reforçando o convite para que a comunidade participe deste momento.
Fonte: Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui