Padre Dário Tórbolli comemora 60 anos de vida sacerdotal em Portalegre/RN

A Diocese de Mossoró, através da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Portalegre, celebra no dia 28 de junho, às 8 horas, Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, pelos 60 anos de vida sacerdotal de padre Dário Tórbolli. Pe. Dário foi ordenado no dia 29 de junho de 1955, na Catedral de São Virgílio, em Trento, na Itália. Ele chegou ao Brasil em 1976 e assumiu a Paróquia de Portalegre no dia 06 de janeiro e está até hoje, agora contando com a parceria de padre José Robério.

Memória - Os 39 anos de presença e de serviço na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não apenas fizeram de padre Dário o pároco que por aqui passou mais tempo dos 250 anos de existência desta paróquia. A saber, padre Dário batizou praticamente mais da metade dos católicos de Portalegre, celebrou o casamento de pelo menos 70% deles, celebrou exéquias de inúmeras pessoas, crismou ao lado dos bispos muitos dos adolescentes e jovens, foi um tempo mais do que suficiente para pároco e paroquianos criarem laços de afeto recíproco e apego.
Uma pessoa já incorporada à cidade de forma que quando se fala em Portalegre a primeira lembrança que vem é da figura do padre Dário, sendo considerado cidadão de fato e de direito.
Chegou a Portalegre no dia 06 de janeiro de 1976. Cremos que foi guiado pela mesma estrela que conduziu os Reis Magos até Jesus, pois os efeitos positivos que a presença de padre Dário trouxe para Portalegre são notáveis e de uma importância singular para o município. Assim como também para as cinco cidades que fazem parte da paróquia - Viçosa, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande, São Francisco do Oeste e Francisco Dantas. Podemos dizer que a Paróquia de Portalegre e o município tiveram avanços significativos com os benfazejos trabalhos do padre Dário. Pois ele não foi somente o pai espiritual, mas também um idealizador de projetos, formação de associações, sindicato, banda de música, além dos grupos, equipes, movimentos e serviços da ação pastoral. Um pastor de ação. Construiu em todas as comunidades rurais e em algumas capelas da paróquia, capelinhas, casa de oração e centro comunitário.
Um amante do trabalho das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), um místico na oração e na vivência do evangelho. Configurando-se em todo a nosso Senhor Jesus Cristo, defendeu a causa do pobre, do sofrido e do marginalizado.
Amigo da juventude, mesmo com a idade avançada, sempre teve um carinho especial pelos jovens apoiando suas lutas, trabalhos e até mesmo nos estudos. Parabéns, padre Dário pelos seus 60 anos de vida sacerdotal! A Diocese de Mossoró e a Paróquia de Portalegre louvam  e agradecem a Deus e a intercessão de Nossa Senhora por sua saúde e missão.

Celebração Eucarística, no dia 28 de junho, às 8 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada por alguns padres da nossa Diocese.