Pular para o conteúdo principal

Igreja em Dia


REFLETINDO O EVANGELHO

MARIA VISITA ISABEL” Lucas 1, 39-56
     
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. (Lc 1, 42)
Neste domingo a Igreja celebra a Assunção de Maria ao céu. Celebra também o encerramento da Semana Nacional da Família e o dia das Religiosas e Religiosos, pessoas que se colocam a serviço do Reino de Deus, exercendo um carisma específico conforme a Congregação que escolheram.
O evangelho apresenta Maria como àquela que serve. Maria achando-se grávida por ação do Espírito Santo e sabendo que sua prima já idosa também está esperando um filho, vai às pressas ao seu encontro para servi-la. O seu serviço não é só uma ajuda física, mas também comunicação de bênção, pois as duas mulheres quando se encontram elevam a Deus o Hino de agradecimento por perceberem que o tempo da salvação está se realizando. As duas mães agraciadas por Deus se encontram e neste encontro as duas crianças também se manifestam. Maria estava grávida do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo e Isabel esperava o Precursor. Isabel proclama que Maria é bem-aventurada. É uma cena de revelação de Deus. A Trindade se revela aos pobres entrando em suas casas, fazendo morada permanente em suas vidas. O Pai havia revelado a Maria o dom feito a Isabel, a marginalizada por ser idosa e estéril; o Espírito Santo revelou a Isabel que Maria, a serva do Pai, se tornou “mãe do Senhor” (v. 43). Assim a Trindade entra na casa dos pobres e humilhados que esperam a libertação. A grande bem-aventurança de Maria é ter acreditado que as coisas ditas pelo Senhor iriam cumprir-se (cf. v. 45).
Maria é a discípula fiel porque acolheu em si a Palavra de Deus que se fez um de nós. É solidária, correndo ao encontro da prima necessitada. É mulher de fé que testemunha em gestos concretos o seu amor ao próximo. E nós, o que estamos fazendo? Mãos à obra!

SANTA LUZIA
Na quinta-feira, 13, o Padre Walter Collini apresentou à comunidade os gestores das diversas equipes que atuarão na Festa de Santa Luzia 2015 e como já foi divulgado a procissão de Santa Luzia sairá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II. O show de abertura será com Maria do Rosário, da Associação do Senhor Jesus; e o fechamento com Padre Nunes, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis/Natal. Na noite do dia 12 para o dia 13 de dezembro, enquanto chega a Motorromaria. Há uma expectativa muito grande em torno do Oratório de Santa Luzia, que neste 2015 completa 15 anos de belas apresentações. Falta pouco para a grande festa começar, é esperar e conferir.
ENCERRAMENTO
Termina hoje a Festa a Nossa Senhora Imaculada Conceição, na paróquia homônima. A missa solene ocorre, às 12h, com frei Beto Breis, OFM. E a celebração eucarística de encerramento, às 16h, presidida por Dom Mariano Manzana.  
TRIMESTRAL
De 21 a 22 de agosto acontecerá a Reunião Trimestral de Pastoral de nossa Diocese. Na oportunidade será debatido o tema: “A problemática da falta de água na Diocese à luz da dimensão social das diretrizes da ação evangelizadora da Igreja”. Como já é costume, esta Trimestral acontecerá no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, na Melo Franco, Santo Antônio.

JANTAR
Não posso deixar de informar novamente aos nossos leitores o Jantar do Dia dos Pais, que ocorrerá no próximo domingo, 23, em prol da reforma da Igreja Matriz de São José. Como atrações: sorteio de brindes e música ao vivo. Vamos colaborar, gente!

FORMAÇÃO
O Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Santa Luzia fará mais uma noite de formação na fé dia
28 de agosto, às 20h, no Centro Pastoral Santa Maria Goretti, na Rua Seis de Janeiro, Santo Antônio. Seja bem-vindo e traga sua família!

ENCONTRO
Nos dias 29 e 30 de agosto, a Renovação Carismática Católica de Mossoró realizará o Encontro Diocesano para intercessores e ministros de oração por cura e libertação. O tema deste evento será: “Naquele dia eu levantarei, repararei e reconstruirei” (Am 9,11). Este Encontro será na Capela do Espírito Santo, nas Barrocas.

Fonte: Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste
    

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...