Pular para o conteúdo principal

A medida do nosso amor é o amor de Cristo: amar até dar a própria vida!



Neste ano de 2015, a CNBB propõe para o Mês da Bíblia o tema “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de João” e o lema “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos”.
Fecha-se, assim, um ciclo de quatro anos dedicados ao aprofundamento dos evangelhos iniciado em 2012 com o Evangelho de Marcos. O seguimento de Jesus exige do cristão uma maior aproximação de sua pessoas e de sua palavra.
 
A comunidade que viveu e testemunhou este evangelho surgiu entre os judeus que acreditaram que Jesus era o Messias esperado por eles. A guerra dos judeus contra os romanos (66 d.C.) provocou a dispersão das comunidades cristãs. Essas comunidades foram para o norte da Palestina e de lá chegaram até a Síria. Em torno do ano 70 d.C. emigraram para Éfeso.
A comunidade joanina era composta por pessoas pobres e  marginalizadas que começaram a viver de um jeito novo. Irmãos e irmãs unidos não pela lei, mas pelo amor. Essas pessoas, provavelmente, viviam sob a opressão da lei. Elas conseguiram ver na proposta cristã um caminho alternativo. Vivenciaram o amor mútuo e a certeza de que a presença do Verbo Encarnado em cada mulher e homem era a base que sustentava e animava sua vida.
O Evangelho de João continua desafiando cada um de seus leitores e leitoras a vivência do amor até as últimas consequências: “Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). O único mandamento que encontramos nesse evangelho é o mandamento do amor: “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros!” (Jo 13,34; 15,17). A medida do nosso amor é o amor de Cristo: amar até dar a própria vida!
Na nossa Diocese muitas oportunidades serão oferecidas para a vivência do Mês da Bíblia. Mais que estudar o texto, somos convidados a meditá-lo junto com a comunidade com a ajuda dos roteiros para círculos bíblicos. Temos o material da própria CNBB, os roteiros do Serviço de Animação Bíblica, os do Centro Bíblico Verbo e também do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI. Todos estes querem ser um apoio para o grupo de aprofundamento. Se informe na sua paróquia ou na Rádio Rural sobre encontros de introdução ao evangelho ou como adquirir os roteiros.
Em setembro, o programa Aprendiz da Palavra, do Centro de Estudos Bíblicos, será inteiramente dedicado a este evangelho. Acompanhe na Rádio Rural, das 8 às 9 horas, todos os domingos.
 
Texto- Zélia Cristina- Assessora do CEBI

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Comissão para a Juventude lança pesquisa nacional sobre a evangelização da juventude brasileira

  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Juventude, convida os jovens de todo o Brasil a participarem, de forma voluntária, da pesquisa “Evangelização da Juventude no Brasil”. Os dados coletados servirão de base para a atualização do Documento 85 da CNBB — Evangelização da Juventude —, referência essencial para a ação evangelizadora da Igreja junto às novas gerações. A pesquisa é realizada por meio de parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. O público alvo da pesquisa são os jovens de 18 a 29 anos que podem responder livremente à pesquisa. Já os adolescentes, de 12 e 17 anos, também são convidados a participar, mas com um cuidado especial: é necessário o consentimento do responsável legal. Após o envio, o acesso à pesquisa será liberado. A participação consiste em responder um questionário online, com duração estimada de 20 minutos, abordando temas como con...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...