Papa Francisco pode canonizar Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez anúncio durante o encerramento dos festejos dos Protomártires do Brasil, em São Gonçalo do Amarante

O Papa Francisco pretende canonizar os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Foi o que informou o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, durante o encerramento dos festejos dos Protomártires do Brasil, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na noite deste sábado (03). Segundo Dom Jaime, a informação foi dada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que durante audiência com o Sumo Pontífice, no Vaticano, falou que os Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu ainda não foram canonizados. O Papa Francisco, por sua vez, demonstrou interesse, tendo em vista que são beatos antigos e históricos da Igreja Católica e que poderiam ser canonizados por decreto, assim como o Padre Anchieta, entre outros santos. “Peço que intensifiquemos nossas orações. O processo vai caminhar e vamos aguardando os próximos passos. Estes beatos são de grande importância para a nossa Igreja particular, tendo em vista que são brasileiros natos. Só temos um brasileiro nato canonizado, que é Frei Galvão. Rendemos graças por estas iniciativas, que vão renovando a nossa fé”, enfatizou Dom Jaime. Na próxima semana, o Arcebispo Metropolitano publicará um decreto que trata acerca deste interesse do Papa.

Ano da Misericórdia
Ainda no pronunciamento, Dom Jaime informou sobre a vivência, na Arquidiocese de Natal, do Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, e que será celebrado no período de08 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. O Papa  pede, como inauguração deste período, que sejam abertas ‘Portas Santa’s, nos santuários de devoção popular. Na Arquidiocese de Natal, essas Portas Santas serão abertas no dia 13 de dezembro, nos seguintes locais: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação (Tirol – Natal), Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas – Natal), Santuário do Bom Jesus dos Navegantes (Touros), Santuário de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz), Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Nazaré – Natal), Monumento dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (São Gonçalo do Amarante), Capela de Nossa Senhora das Candeias (Cunhaú – Canguaretama) e Igreja Matriz de Sant’Ana (Santana do Matos).

Fonte: Arquidiocese de Natal