ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palavra do Bispo: Casa comum, nossa responsabilidade

A LUZ - EDIÇÃO.: FEVEREIRO DE 2016

CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE

Estamos começando o Tempo da Quaresma, que nos prepara para a Páscoa anual. Neste ano celebraremos a Quaresma de uma maneira muito especial, vivendo o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Além das atividades, momentos tradicionais do Tempo da Quaresma, teremos a oportunidade de aprofundar e amadurecer nossa fé, celebrando de maneira particular e comunitária a experiência da Misericórdia de Deus que se explicita e se radicaliza no Mistério da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Seu Filho Jesus Cristo. 

Os exercícios espirituais que faremos durante a Quaresma, vivendo o Ano da Misericórdia tem em vista nossa conversão, edificação da Igreja e um maior comprometimento nosso, no que se refere ao testemunho que somos chamados a dar como sinal de esperança cristã para a sociedade. Neste sentido é que a Quaresma propõe a Campanha da Fraternidade como um gesto concreto, sinal de nossa conversão e presença evangelizadora da Igreja no mundo, assumindo um mandato missionário dado pelo próprio Jesus. A campanha deste ano, que tratará da problemática social do saneamento básico no Brasil, será mais uma vez ecumênica. Ou seja, pretende ser uma grande mobilização das Igrejas Cristãs e de toda sociedade, em busca da superação do grande desafio de garantir a” integridade e o futuro de nossa casa comum”, por meio de “proposições de políticas públicas, à Luz da Fé.” O Lema inspirado em Am 5,24, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, nos inspira e revela o cuidado, a responsabilidade que devemos ter com a Obra da Criação como um todo, a nossa casa comum. 

Que possamos todos viver intensamente este momento de graça e salvação que é o tempo da Quaresma, ainda mais enriquecida com o Ano da Misericórdia e uma campanha que deve despertar em cada um o desejo ardente de uma maior intimidade com Deus, participação consciente e ativa na Igreja, e uma presença mais fecunda na sociedade. Uma Feliz e abençoada Quaresma a todos.