Pular para o conteúdo principal

Diálogo com a sociedade marca último dia de caravana socioambiental



As atividades da Caravana Socioambiental ao eixo norte do Rio São Francisco encerraram ontem, quinta-feira (03). O ponto forte foi um diálogo entre representantes de instituições ligadas a questões sociais, bispos, professores e representantes dos governos municipais, estaduais e federais. Após esta última programação, será elaborado um documento com as impressões e pontos de reflexão que será enviado aos governantes em breve. Segundo Josivan Cardoso, diretor presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), o Estado se comprometeu, em um prazo de 30 dias, reestruturar o órgão para receber as águas do São Francisco. “Acompanhamos desde o início esta caravana e, a cada dia, fomos repassando a situação atual ao governo do Estado, que se comprometeu em pensar a política de recursos hídricos, diante de tudo isso que vimos aqui. Posso dizer que essa ação já foi resultado da caravana”, comemorou.

No início da manhã, aconteceu celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelos demais bispos e padres presentes na comitiva. Na homilia, Dom Jaime disse que as águas do São Francisco devem ser, para nós, sinal de vida. “Com este legado, vamos entendo o nosso papel, a nossa missão, perante o povo. É um projeto arrojado e moderno, mas é preciso ter clareza daquilo que queremos com esta obra. Nós todos queremos participar e acompanhar estas iniciativas, para que se cumpra tudo aquilo que é direito de todos”, frisou.

Após a missa, teve início o diálogo com a sociedade, momento em que foram apresentados dois testemunhos de comunidades que convivem com a incerteza do benefício que a integração de bacias com o São Francisco trará para a população local. José Fernandes, representante do Sítio Baixo Grande, em Jati (CE), falou sobre o compromisso que o governo tem que ter com o povo da comunidade. “O nosso desejo é que o governo nos ajude a ter uma fonte de renda, porque sabemos dessa água que vem, mas não temos a certeza da forma que ela vai vir para nós. Dessa forma, continuaremos na mesma situação. Precisamos que o governo nos dê condições de produzir e sobreviver”, relatou.

Para Valdeci Oliveira, da Comunidade de Conceição das Crioulas (PE), ainda não está claro se a comunidade poderá ter acesso à agua do São Francisco. “O projeto é grande, não temos dúvida disso e é de nossa consciência que é algo importante, mas não sabemos como vamos ter acesso a esta água. Nós precisamos garantir o direito de acesso a este bem”, enfatizou.

Na sequência, foi aberta a plenária. Otto Santana, da Arquidiocese de Natal, alertou que é preciso pensar novas políticas públicas para melhorar a renda das famílias. “Precisamos pedir a Deus que converta o coração das pessoas, no sentido do amor aos pobres. Estamos vivendo um momento de uma obra grandiosa, mas esquecemos de dizer que esta obra está sendo construída pelo esforço do povo, principalmente dos pobres. Por isso, devemos pensar em iniciativas que tratem de forma diferente o grande e o pequeno. O pobre não pode pagar por aquilo que é direito dele”, reforçou.

Carlos Guedes, representante do Ministério de Meio Ambiente informou que é preciso valorizar a dimensão da obra e os desafios que se tem pela frente. Segundo Carlos, o governo federal está empenhado em políticas que possibilitem a renda para a população rural. “Estamos com o compromisso com a casa comum. A parte física do São Francisco será completada em breve, mas, temos consciência que a dimensão socioambiental da obra vai representar um desafio para os Ministérios. Estamos empenhados em acompanhar a população rural, para que eles sejam contemplados da melhor forma possível”, explica.

Roberto Jefferson, secretário executivo do Observatório Social do Nordeste, disse que as discussões acerca desta temática não encerrarão na caravana, mas seguirão em outras inciativas propostas pela Igreja Católica, como o Seminário Social, que acontecerá de 18 a 20 de maio, na cidade de Campina Grande (PB).


O secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional parabenizou esta iniciativa da Igreja Católica e fez memória à encíclica do Papa Francisco, Laudato si. “A minha mensagem é de que devemos fazer o uso racional da água, como nos pede o Papa, na encíclica. Porque se não usarmos racionalmente o bem, não alcançaremos a dimensão que esta obra vai proporcionar à população”, destacou.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Fotos- Pe Talvacy Chaves

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d