Pular para o conteúdo principal

São Francisco é pauta de reunião entre Arcebispo e Ministra



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se reuniu com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Também participaram da reunião, o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; o Vigário Episcopal para as Instituições Sociais, Padre Murilo Paiva; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena; assessores do Vicariato Social e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre eles o secretário de extrativismo e desenvolvimento rural sustentável, Carlos Guedes, e a secretária de recursos hídricos, Cassandra Nunes.
A reunião foi proposta pela Ministra, que quis se encontrar com a coordenação da Caravana Socioambiental de visita às obras de integração das bacias do Rio São Francisco. A caravana visitou as obras do Eixo Norte, no período de 29 de fevereiro a 3 de março.
Segundo Dom Jaime, desde o período que antecedeu à viagem, a Ministra se colocou à disposição para ser a interlocutora junto aos outros ministros, no sentido de acompanhar a caravana. “Durante a reunião, nesta quinta-feira, expomos para Izabella Teixeira, o que podemos observar durante a viagem ao São Francisco”, frisou o Arcebispo. Ainda, segundo Dom Jaime, a coordenação da Caravana está preparando um documento, que será apresentado durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), de 6 a 15 de abril próximo. Uma cópia do documento será enviada à ministra do MMA. “Izabella Teixeira se comprometeu em articular uma outra reunião junto aos demais ministérios envolvidos no processo de transposição do São Francisco, momento em que deveremos entregar o documento, faremos uma partilha de tudo aquilo que vimos durante a viagem e também vamos chamar a atenção para diversos aspectos do projeto que precisam ser revistos”, comentou o Arcebispo de Natal.
Para a Ministra, Izabella Teixeira, a reunião, em Natal, foi ‘excelente’. “Nesse diálogo que tivemos aqui, aprendi muito sobre a bacia doadora, que é o São Francisco, e as bacias receptoras; a necessidade de ter ações mais inovadoras e mais permanentes, não só em relação ao acesso a água, mas fundamentalmente à recuperação das nascentes; de uma maior aproximação do Cadastro Ambiental Rural das populações beneficiadas com as obras; e, também, do diálogo que estamos implementando no Ministério do Meio Ambiente, em torno da recuperação do Rio São Francisco”, disse a Ministra. De acordo com ela, é fundamental que aja um engajamento da sociedade nas discussões a cerca do projeto de integração das bacias do Velho Chico. “É importante esse engajamento da sociedade, para que se aproprie dos resultados da transposição do Rio. Lembro que h um São Francisco antes da obra e há um São Francisco depois da obra. É absolutamente importante assegurar água para o povo e assegurar também o desenvolvimento regional”, destacou.
Izabella Teixeira afirmou que pretende participar do Seminário Social do Nordeste, promovido pela Igreja Católica junto o Observatório Social do Nordeste, previsto para acontecer de 18 a 20 de maio próximo, em Campina Grande (PB). O evento será em comemoração aos 60 anos do primeiro Encontro dos Bispos do Nordeste.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d