São Francisco é pauta de reunião entre Arcebispo e Ministra

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se reuniu com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira, 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Também participaram da reunião, o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; o Vigário Episcopal para as Instituições Sociais, Padre Murilo Paiva; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena; assessores do Vicariato Social e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre eles o secretário de extrativismo e desenvolvimento rural sustentável, Carlos Guedes, e a secretária de recursos hídricos, Cassandra Nunes.
A reunião foi proposta pela Ministra, que quis se encontrar com a coordenação da Caravana Socioambiental de visita às obras de integração das bacias do Rio São Francisco. A caravana visitou as obras do Eixo Norte, no período de 29 de fevereiro a 3 de março.
Segundo Dom Jaime, desde o período que antecedeu à viagem, a Ministra se colocou à disposição para ser a interlocutora junto aos outros ministros, no sentido de acompanhar a caravana. “Durante a reunião, nesta quinta-feira, expomos para Izabella Teixeira, o que podemos observar durante a viagem ao São Francisco”, frisou o Arcebispo. Ainda, segundo Dom Jaime, a coordenação da Caravana está preparando um documento, que será apresentado durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), de 6 a 15 de abril próximo. Uma cópia do documento será enviada à ministra do MMA. “Izabella Teixeira se comprometeu em articular uma outra reunião junto aos demais ministérios envolvidos no processo de transposição do São Francisco, momento em que deveremos entregar o documento, faremos uma partilha de tudo aquilo que vimos durante a viagem e também vamos chamar a atenção para diversos aspectos do projeto que precisam ser revistos”, comentou o Arcebispo de Natal.
Para a Ministra, Izabella Teixeira, a reunião, em Natal, foi ‘excelente’. “Nesse diálogo que tivemos aqui, aprendi muito sobre a bacia doadora, que é o São Francisco, e as bacias receptoras; a necessidade de ter ações mais inovadoras e mais permanentes, não só em relação ao acesso a água, mas fundamentalmente à recuperação das nascentes; de uma maior aproximação do Cadastro Ambiental Rural das populações beneficiadas com as obras; e, também, do diálogo que estamos implementando no Ministério do Meio Ambiente, em torno da recuperação do Rio São Francisco”, disse a Ministra. De acordo com ela, é fundamental que aja um engajamento da sociedade nas discussões a cerca do projeto de integração das bacias do Velho Chico. “É importante esse engajamento da sociedade, para que se aproprie dos resultados da transposição do Rio. Lembro que h um São Francisco antes da obra e há um São Francisco depois da obra. É absolutamente importante assegurar água para o povo e assegurar também o desenvolvimento regional”, destacou.
Izabella Teixeira afirmou que pretende participar do Seminário Social do Nordeste, promovido pela Igreja Católica junto o Observatório Social do Nordeste, previsto para acontecer de 18 a 20 de maio próximo, em Campina Grande (PB). O evento será em comemoração aos 60 anos do primeiro Encontro dos Bispos do Nordeste.

Fonte: Arquidiocese de Natal