Pular para o conteúdo principal

Dízimo, antes de tudo ato de adoração




Quando falamos do dízimo devemos, antes de tudo, fazer referência à Palavra de Deus, onde encontramos o fundamento desta prática milenar. Mas não é suficiente apenas citar textos bíblicos que falam do dízimo, é necessário situá-lo num contexto mais amplo, inserindo-o na teologia do Novo Testamento sobre o primado do Reino de Deus e o Senhorio de Cristo. Assim, descobriremos que, antes de tudo, o dízimo é um ato de adoração, no qual se expressa a centralidade de Deus em nossas vidas. Kierkegaard, um filósofo cristão, com razão definiu a adoração como o movimento do coração, através do qual o homem expressa que Deus é tudo para ele.
Segundo o desígnio de Deus, os bens não são propriedades nossas de modo absoluto, pois à medida que proclamamos que Ele é o Senhor de nossas vidas, estamos afirmando que tudo o que possuímos, em última instância, pertence a Ele. Somos seus servos em nosso ser e em nossa vida e somos administradores dos bens. Tudo é dEle, porém Ele nos permite usar as coisas “como se fossem nossas”. No entanto, não podemos nos esquecer que é necessário usá-las de acordo com as suas normas.
Isto supõe três atitudes: primeiro devemos moldar a nossa conduta sempre pela honestidade, pois esta é uma exigência básica do testemunho cristão. Em segundo lugar, é necessário estarmos abertos às exigências da caridade fraterna e da defesa da justiça, pois um princípio elementar do ensino social da Igreja é o destino universal dos bens: “Deus destinou todos os bens a todos os homens”. Em terceiro lugar, devemos honrar a Deus com o nosso dízimo e nossas ofertas, como expressão de adoração e proclamação de que Ele é o Senhor e dono de tudo o que somos e possuímos.
Certamente, isto pode nos parecer difícil, mas é profundamente libertador, visto que um grande mal que nos impede de sermos livres é o apego às coisas materiais. Principalmente numa sociedade consumista como a nossa, em que as pessoas muitas vezes passam a viver tendo como único objetivo na vida a busca do ter.  O ser humano tem uma vocação muito mais sublime do que simplesmente viver em função dos bens. Aqui podemos usar o mesmo princípio que Jesus usou acerca do sábado, transpondo-o para os bens materiais: “Os bens foram feitos para o homem e não o homem para os bens”.

Esta consciência, vivida numa perspectiva eclesial, nos leva a um tipo de participação em que o econômico também expressa o nosso compromisso com a vida em comunidade. Neste sentido, constatamos com alegria a frutuosa caminhada da pastoral do dízimo em nossa Diocese. Que este mês de setembro, dedicado à conscientização do dízimo, possa fortalecer ainda mais em nós esta consciência, para que possamos adorar a Deus também através de nossas posses e com um sentido profundo de pertença, de co-responsabilidade e de participação eclesial.



Pe. Djalma Lopes Siqueira
Professor de Teologia Pastoral e Missiologia no ITEFIST
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso – Monteiro Lobato

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d