Papa destaca responsabilidade missionária de todo católico

O Papa Francisco recordou ao final da Catequese de quarta-feira, 19, no Vaticano, a celebração do Dia Mundial das Missões, que a Igreja Católica vai celebrar neste domingo, 23. Francisco fez um apelo ao compromisso missionário de cada católico. “Irmãos e irmãs, no próximo domingo vamos celebrar o Dia Mundial das Missões, ocasião preciosa para refletir sobre a urgência do compromisso missionário da Igreja e de cada cristão”. O Papa destacou que todos são chamados a evangelizar no ambiente onde vivem e trabalham. Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2016 A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2016, divulgada em maio deste ano, chama atenção para a importância da evangelização em contextos de dificuldades, e destaca a crescente presença feminina na ação missionária da Igreja Católica. O texto intitulado “Igreja missionária, testemunha de misericórdia” assinala que muitas mulheres, leigas ou consagradas, estão empenhadas em vários campos da missão, desde o anúncio direto do Evangelho ao serviço sócio-caritativo. “Ao lado da obra evangelizadora e sacramental dos missionários, aparecem as mulheres e as famílias que entendem, de forma muitas vezes mais adequada, os problemas das pessoas e sabem enfrentá-los de modo oportuno e por vezes inédito”. A mensagem destaca a relação entre o Dia Mundial das Missões de 2016 e a celebração do Jubileu da Misericórdia, convidando os católicos a levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus a toda a família humana. Coleta O Dia Mundial das Missões cumpre este ano o seu 90º aniversário e o Papa Francisco recorda que as dioceses católicas são chamadas a destinar as ofertas que se recolhem nessa data às comunidades cristãs necessitadas de ajuda.