Pular para o conteúdo principal

Vida é Missão: Pistas para uma diocese cada vez mais missionária

Das convicções surgem pistas de ação. Pista indica caminho, para onde ir. Que rumo deve seguir uma diocese que quer ser Igreja missionária, em missão permanente? Algumas pistas:

 1) Tudo na diocese deve ser visto, planejado e avaliado para atualizar e viver a missão de Jesus Cristo no território diocesano. Tudo mesmo.

 2) Uma diocese missionária é chamada a prestar três serviços principais: às pessoas, à comunidade eclesial, à sociedade, inclusive ao Planeta. As situações concretas dirão quais aspectos trabalhar mais e como.

 3) Por serviço às pessoas, entendemos: ajudarmo-nos uns aos outros a sermos pessoas verdadeiras, sujeitos co-responsáveis. Da idolatria da razão e das emoções, devemos passar à busca e realização do sentido verdadeiro da vida.

 4) Cultivar a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, através do estudo do evangelho do ano litúrgico, para dar sentido à vida.

 5) Por serviço à Igreja diocesana, entendemos: fazer da diocese uma grande rede unida de comunidades, que sejam eclesiais, presentes lá na base da sociedade, participativas, acolhedoras, solidárias, missionárias, com suas celebrações vivas, com sua organização autônoma, mas sempre em comunhão com a Igreja diocesana.

 6) Por serviço à sociedade, que vive no território diocesano, entendemos: trabalhar em mutirão com as forças vivas da sociedade, para que cresça o compromisso com a vida e a cidadania de todos, especialmente dos mais necessitados e excluídos. É promover a vivência de valores profundamente humanos, como a ética, a solidariedade, a justiça; a honestidade, a coerência.

 7) Cuidar, conviver com o Planeta Terra, casa de todos. A humanidade não tem outra casa disponível. Está em jogo a sua sobrevivência.

 8) Cultivar e promover um estilo de vida simples, sóbrio, partilhado, ecológico, fraterno, sem consumismo e sem ganância, para viver bem e melhor.

 9) Tudo na vida da diocese deve ter a marca da missão-serviço. Somente uma profunda espiritualidade do seguimento de Jesus garante e sustenta a missão-serviço. Para que tudo isso aconteça, é preciso passar de uma Igreja hierárquica, dividida em clero e leigos, a uma Igreja ministerial, onde tudo é serviço, é ministério. Lamentavelmente, a palavra ‘leigo’ passou a significar, para muitos, o “não ordenado”, aquele que não sabe e nem pode, o executor de tarefas, em lugar de significar membro ativo e co-responsável. É urgente recuperar os leigos como ‘sujeitos eclesiais’, com sua vocação específica. É a saída para muitos problemas da Igreja. Já houve e há muita coisa boa acontecendo a esse respeito, mas as situações urgentes de hoje exigem mais avanço, mais ousadia. É preciso fazer da diocese um canteiro de obras movido pela ação do Espírito, é preciso fazer acontecer um novo Pentecostes, com grande liberdade interior e ousadia. Entre várias possibilidades, a seguir sugerimos uma em modo especial: o resgate da figura eclesial do missionário/ a leigo. Não se trata de institucionalizar, de amarrar a figura do missionário leigo nos esquemas de uma organização fria, e sim, de dar toda a oportunidade a esse ministério fecundo e profético. Afinal, os primeiros passos da Igreja deram-se graças a missionários itinerantes, quando ainda não havia distinção entre clero e leigos.

Padre Luis Mosconi

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d