Com Mateus, a Missão de Testemunhar o Senhor que já veio

Com o início de mais um Ano Litúrgico, somos, automaticamente, envolvidos por um clima contagiante que nos coloca em estado de expectativa e vigilância, tendo em vista a aproximação do Natal do Senhor. É o tempo do advento, cujo significado é vinda ou chegada, que nos insere nesse clima de espera pela vinda do Senhor.
Como estamos iniciando também a leitura do Evangelho segundo Mateus, é mais que oportuno, a partir desse Evangelho, recordarmos e percebermos que, na verdade, o Senhor já está no meio de nós. De fato, a presença de Deus no meio do seu povo é um tema central em Mateus: logo no início, Jesus é anunciado como “Deus conosco” (cf. 1,23); em seu amplo discurso sobre a vida em comunidade, Jesus diz que estará sempre presente quando dois ou mais se reunirem no seu nome (cf. 18,20); e no final, o Ressuscitado garante sua presença eterna na vida dos discípulos (cf. 28,20).

Portanto, mais que esperar, somos convidados a perceber que Ele já está em nosso meio e precisa ser reconhecido pelo nosso anúncio e testemunho. Tendo em vista o nosso projeto missionário diocesano “Santas Missões Populares, 10 anos depois”, convidamos todos os missionários e missionárias da nossa Diocese a empenharem-se na compreensão do Evangelho segundo Mateus, estudando e meditando cada uma de suas páginas, uma vez que nossa missão é, sobretudo, tornar visível Aquele que já veio e, por isso mesmo, já está conosco.

Pe. Francisco Cornelio F. Rodrigues – Professor da Faculdade Diocesana de Mossoró e assessor das Santas Missões Populares