Pular para o conteúdo principal

Ser humano é o encarregado de Deus para cuidar do meio ambiente


A questão ambiental entrou na pauta de preocupações da comunidade internacional a partir dos anos 70. De lá para cá várias cúpulas mundiais, promovidas pela ONU, reuniram os líderes dos diversos países para debaterem essa questão e diversos encontros e congressos foram realizados.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, fixado pela ONU para o dia 05 de junho, foi instituído em 1972 e comemorado esta semana pela 45ª vez. Ele vem dar o grito de alerta de que é preciso cuidar do broto, para que o futuro nos dê flor e frutos, como canta Milton Nascimento.
Este dia vem lembrar, ainda, que não somos a última geração a habitar neste planeta e que, por isso, temos uma responsabilidade no presente para com esta casa comum, a fim de passá-la como uma noiva “sem ruga e sem mancha” (Ef 5,27) para as outras gerações que virão depois de nós.

Um louvor ao Criador

Na Bíblia o povo se extasia diante do universo. O encantamento diante da natureza está nos Salmos de Louvor, que cantam as maravilhas de Deus no mundo e no ser humano (Sl 8), no cosmos e na aliança (Sl 19), na criação e salvação com todos os seres (Sl 148).
No Evangelho Jesus rejeita a tentação da mudança da finalidade das coisas criadas em benefício próprio. O diabo lhe diz: “Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4,3). Jesus sabe que a finalidade da pedra é permanecer pedra, não ser transformada em outra coisa para satisfazer interesses mesquinhos individuais. Por isso, Ele não sucumbe a esta tentação à qual, infelizmente, pessoas inescrupulosas caem em nosso tempo.
Além disso, em seu ministério Jesus valoriza os elementos da natureza em sua pregação e se revela seu Senhor. Ademais, a salvação trazida por Jesus estende-se também à natureza, que “geme em dores de parto” (Rm 8,22). Encarnando-se, ele santificou todo o criado.

A Doutrina Social e o meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente é uma questão que preocupa e responsabiliza a todas as pessoas, pois todos habitamos uma casa comum, que é nosso planeta Terra. Como diz o Papa Francisco na encíclica Laudato Si, a questão ambiental está indissoluvelmente unida à questão social (LS 139), pois em geral são os pobres os que mais sofrem com as mudanças climáticas, a desertificação, a escassez de água e outros males (LS 48).
Além disso, afirma o Pontífice que o planeta Terra é o mais pobre dentre os pobres e sofre terrivelmente as consequências do descaso para com o meio ambiente (LS 2). Ao mesmo tempo em que a humanidade foi tomando maior consciência da questão ecológica nas últimas décadas do século XX, também a Igreja em seu ensinamento social foi clarificando os seus posicionamentos, mesmo antes desta questão entrar na pauta de preocupação dos movimentos sociais e dos governos.
E ela o faz por motivo muito simples: o ser humano foi encarregado por Deus para cuidar da criação, do grande jardim onde foi colocado por vontade amorosa do Criador (Gn 2,4b-25). Em vista desta tarefa recebida das mãos de Deus, tudo o que fizermos em prol do meio ambiente será ainda pouco.

Ecologia integral

É preciso ter consciência da relação que há entre a natureza e cada um de nós, pois ela não é uma mera moldura de nossa existência. Nós fazemos parte dela, estamos mergulhados nela.
Por isso, uma intervenção desordenada no meio ambiente terá sérias consequências sobre a vida de todos. Como diz o ditado: “Deus perdoa sempre, o ser humano algumas vezes, mas a natureza nunca”.
Padre Antonio Aparecido Alves*- Site da Canção Nova 

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d