Pular para o conteúdo principal

Missionários do 4º Retiro das SMP se prontificam a partilhar conhecimento nas comunidades

   




“Servo bom e fiel”.  Com essa frase o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana encerrou o 4º Retiro das Santas Missões Populares, que reuniu cerca de 800 missionários (as) de todas as paróquias da Diocese no Carecão, em Mossoró. 
Durante quase três dias os missionários participaram de cinco oficinas com as temáticas Canto Litúrgico, Ofício Divino, Leitura Orante da Palavra de Deus, Celebração da Palavra e Iniciação à Vida Cristã. As oficinas contaram com assessoria da Equipe Diocesana de Liturgia sob a coordenação de Padre José Janedson e de um dos coordenadores do projeto das Santas Missões, seminarista Miqueias Pascoal.
No encerramento, os grupos fizeram uma síntese das oficinas, que classificaram como um presente que trouxe mais conhecimento, descobertas, partilha e aprofundamento dos temas que serão partilhados em suas comunidades com afinco e entusiasmo.
Foi repassado por Miqueias que o material visto no retiro estará sendo disponibilizado no blog da Diocese como também foi para os retiros paroquiais a leitura do documento Sacrosanctum Concilium e durante os retiros serão realizadas duas oficinas - Celebração da Palavra e Canto Litúrgico - e será enviada para as paróquias uma ficha para as comissões missionárias que deverão ser respondidas e enviadas e também que os missionários devem intensificar a leitura do Evangelho de Mateus.
Nas palavras de encerramento, o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana retirou de sua pasta um caderno amarelo da missionária Marta, de Rodolfo Fernandes, com todo o Evangelho de Mateus escrito e lembrou que conhecimento da Escritura Sagrada é conhecimento de Cristo Jesus. Elogiou dona Marta e tantas outras pessoas da Diocese que escrevem o evangelho. O bispo passou para os presentes que, a partir de janeiro, no programa A Vida é Missão, na Rádio Rural de Mossoró e através do jornal A Luz serão disponibilizadas perguntas sobre o Evangelho de Mateus como sinal de fixação de aprendizado do evangelho estudado. Dom Mariano ressaltou a importância do leigo na sua comunidade e na vida da Igreja, lembrou o início do Ano Nacional do Laicato e pediu para que as pessoas possam se envolver cada vez mais assumindo o seu protagonismo que foi dado pelo batismo e lembrou a frase do Papa Francisco: "Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. Ressaltou a importância do Ofício Divino nas comunidades onde pode ser rezado independente da presença do sacerdote. "Ficamos tristes com as inúmeras capelas fechadas onde a comunidade poderia estar reunida para o Ofício Divino por elas mesmas rezado, o que faria a nossa Diocese dar um salto muito grande na evangelização", reforçou o bispo para uma plateia atenta de missionários (as) que também se prontificaram a repassar o conteúdo do retiro para suas comunidades. A quinta edição do Retiro das SMP será realizada nos dias 18 e 19 de  maio de 2018, com o tema "A organização da comunidade". 








Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...

Comissão para a Juventude lança pesquisa nacional sobre a evangelização da juventude brasileira

  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Juventude, convida os jovens de todo o Brasil a participarem, de forma voluntária, da pesquisa “Evangelização da Juventude no Brasil”. Os dados coletados servirão de base para a atualização do Documento 85 da CNBB — Evangelização da Juventude —, referência essencial para a ação evangelizadora da Igreja junto às novas gerações. A pesquisa é realizada por meio de parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. O público alvo da pesquisa são os jovens de 18 a 29 anos que podem responder livremente à pesquisa. Já os adolescentes, de 12 e 17 anos, também são convidados a participar, mas com um cuidado especial: é necessário o consentimento do responsável legal. Após o envio, o acesso à pesquisa será liberado. A participação consiste em responder um questionário online, com duração estimada de 20 minutos, abordando temas como con...