Programação intensa na reta final da Festa de Santa Luzia 2017

A Festa de Santa Luzia 2017 com o tema "Santa Luzia, Cuida de quem tem os olhos da Bondade" chega à sua reta final. Nesta terça-feira (12), a programação vai contar com missa, às 12h, presidida pelo bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e instituição de Leitores e Acólitos para treze seminaristas; novena da tarde com padre Tarcísio Pereira às 16h; a novena da noite, às 19h30, com pregação de dom Mariano; seguida da última noite de apresentação do Oratório de Santa Luzia; e show com André da Mata e convidados como Gabrielzinho do Irajá no Adro da Catedral.
Enquanto acontece a última noite do novenário de Santa Luzia no Adro da Catedral, acontece pelas ruas da cidade a IX Motorromaria de Mossoró com concentração na loja MotoOeste Honda às 19h na avenida Presidente Dutra. A chegada à Catedral está prevista para 23h50, quando ocorrerá a bênção das motos. E à meia-noite Dom Mariano inicia a Procissão da Luz conduzindo a imagem de Santa Luzia em direção à Matriz de São João Batista, no bairro Doze Anos, local de saída da procissão de encerramento no dia 13 (quarta-feira).

Procissão deve reunir milhares de fiéis

No dia 13 serão celebradas sete missas (2h, 5h, 6h30, 8h, 10h,14h, 15h30). A tradicional procissão de Santa Luzia terá início às 17h, com saída da Matriz de São João Batista. A estimativa, baseada em anos anteriores, é de que o público seja em torno de 150 mil pessoas. O vigário-geral da Diocese e coordenador da Festa, padre Flávio Augusto, convida todos os mossoroenses e visitantes a participarem da procissão. A Paróquia de Santa Luzia pede aos populares que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.
Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes, na avenida Alberto Maranhão, onde a Equipe da Acolhida os recepcionará com café da manhã e almoço. Estão previstas caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como Paraíba e Ceará.
A Paróquia solicita a todos que possuem carros de som e paredões a procurarem a secretaria da Catedral para se inscreverem e acompanharem o cortejo religioso, auxiliando, dessa forma a sonorização da procissão. Todo o trajeto contará com segurança das Polícias Civil e Militar, agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, além de socorristas e ambulâncias.
A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. Caso aconteça, uma equipe estará especialmente designada para localizar os pais ou responsáveis.
O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, uma súplica cantada pelo cantor Waldonys e descerramento das bandeiras, além do grande sorteio de Santa Luzia com 13 prêmios.

Percurso da Procissão
Saída da Igreja de São João, no bairro Doze Anos. Percurso inclui os seguintes trechos: rua Felipe Camarão, avenida Diocesana, Dr João Marcelino, avenida Alberto Maranhão, Augusto Severo, Câmara Municipal e chega à Catedral.

Transmissão da procissão em cadeia de rádio pelas emissoras: 105 FM, Rádio Rural de Mossoró e 95 FM e pela TCM Canal 10, além das páginas do Facebook e do Instagram da Paróquia Santa Luzia Mossoró.

Foto: Ênio Freire (arquivo)