Pular para o conteúdo principal

50 anos de Medellín: os frutos no Pontificado do Papa Francisco

O teólogo Luciani vê em Francisco “o último anel de uma cadeia que teve início naquele período”. Hoje Bergoglio “coloca os pobres no centro da Igreja, valoriza os movimentos sociais, pensa numa reforma da Igreja baseada na sinodalidade”.
Cidade do Vaticano
“A Conferência de Medellín representou o momento culminante de um caminho de 15 anos de debate ao longo de uma estação que contemplou o nascimento do Celam, o Conselho episcopal latino-americano. Naquela Conferência se viu uma Igreja já adulta, com propostas próprias, a partir da opção preferencial pelos pobres.”
Atualidade da Conferência de Medellín
Assim se expressa o teólogo venezuelano Rafael Luciani, docente de teologia no Boston College (prestigiosa universidade estadunidense), coordenador e animador do Projeto hispano-americano de teologia, mediante os quais nos últimos dois anos numerosos teólogos refletiram juntos sobre a atualidade da Conferência de Medellín (25 de agosto – 8 de setembro de 1968), cujo cinquentenário é celebrado desta quinta-feira até domingo (23 a 26 de agosto) na metrópole colombiana com um Congresso latino-americano promovido – entre outros – pelo Celam e pela arquidiocese local.
Hoje, no Pontificado de Francisco, os frutos de Medellín
Na entrevista concedida à agência Sir, o teólogo afirma que “em nenhuma parte do mundo, cinquenta anos trás, as Igrejas nacionais trabalhavam juntas. Isso se deu na América Latina, graças também às intuições de bispos como Manuel Larraín (chileno, bispo de Talca, um dos fundadores do Celam, falecido em 1966, dois anos antes da Conferência, ndr). Hoje, no Pontificado do Papa Francisco se veem os frutos daquela estação”, ressalta.
Contribuição de Paulo VI, Papa da Populorum Progressio
Luciani vê em Francisco “o último anel de uma cadeia que teve início naquele período e que teve também a importante contribuição do Papa Paulo VI, o autor da Populorum Progressio(Encíclica social de 1967, ndr) que justamente na visita que fez à Colômbia por ocasião da Conferência de Medellín, foi o primeiro a encontrar, em Bogotá, uma delegação de camponeses. Hoje o Papa Francisco coloca os pobres no centro da Igreja, valoriza os movimentos sociais, pensa numa reforma da Igreja baseada na sinodalidade”.
Sinodalidade, um espírito e modo de agir da Igreja
Segundo o teólogo, a sinodalidade é o aspecto de maior atualidade da Conferência de Medellín: “Ela não é somente a realização de Sínodos, mas um espírito e um modo de agir de toda a Igreja, na valorização de todos os seus membros. Nesse sentido, a Conferência de Medellín representou um momento forte. Abriu canais de discussão entre a base e a hierarquia. A sinodalidade implica diálogo e escuta em todas as suas dimensões, incluindo a liturgia”.
Nesse contexto, “o Sínodo Pan-Amazônico do próximo ano representa uma grande esperança. A inclusão de indivíduos e a identificação de diferentes ministérios serão fundamentais”, acrescenta.
Celam, “organismo profético”
O teólogo vê positivamente a multiplicidade de debates e simpósios sobre os 50 anos de Medellín, incluindo o Congresso promovido pelo Celam, organismo “chamado a repensar-se” em fidelidade à sua história de “organismo profético” e em referência ao magistério do Papa Francisco. Por fim, Luciani evidencia o trabalho destes últimos anos realizado pelo Celam “na formação teológica e pastoral e na formação bíblica”.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d