Pular para o conteúdo principal

Diocese de Mossoró resgata a Conferência Episcopal de Medellín: Cinquenta anos depois 1968 – 2018





Celebramos nestes dias 50 anos da Conferência Episcopal de Medellín, ocorrida de 24 de agosto a 6 de setembro de 1968, na Colômbia, um marco referencial para a caminhada eclesial na América Latina. A Diocese de Mossoró, através da Trimestral de Pastoral, no próximo final de semana, Rádio Rural de Mossoró, informativo impresso A Luz da Diocese e o programa televisivo “A Luz”, exibido toda segunda-feira, às 16h45, pela TCM-Canal 10, estará fazendo memória com entrevistas, depoimentos e exibição de um vídeo-documentário.  A ideia desta programação, além de fazer memória, é  renovar o compromisso de Medellín com uma Igreja profética que dialogue com a realidade latino-americana a partir dos pobres e de sua incansável esperança.
Nesta sexta-feira, dentro da Trimestral de Pastoral, que é um encontro trimestral onde estarão reunidos o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, clero e representantes de todas as paróquias, estará sendo exibido um vídeo-documentário da Conferência Episcopal de Medellín e haverá uma explanação do Vigário-geral Padre Flávio Augusto Forte Melo. De segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela Rádio Rural de Mossoró, o diretor da emissora, Padre Ricardo Rubens, estará apresentando o programa “Medellín- 50 anos depois” com os seguintes convidados: Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana; Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos; Bispo de Salgueiro, Dom Magnos Henrique Lopes; Vigário-geral, Padre Flávio Augusto Forte Melo; Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, Padre Guimarães Neto, Padre Cornelio Freire, jornalista Crispiniano Neto,  a assessora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Zélia Cristina, a professora e integrante do Movimento de Educação de Base (MEB), Socorro Oliveira, o professor e  assessor diocesano da PJMP, José Edson de Albuquerque e alguns depoimentos de bispos do Regional Nordeste II. “ Medellín marcou a história da Igreja na América Latina. Existe um antes e um depois dessa Conferência. Ela buscou colocar em prática aquilo que o Concílio Vaticano II pensou para o mundo. Então, Medellín quis ser atualização da Igreja, colocar a Igreja em sintonia com as decisões conciliares, isso trouxe uma renovação em vários aspectos, na catequese, na ação pastoral como um todo. Houve um olhar da Igreja mais para o oprimido, para o mundo. A Igreja, sem abrir mão do que ela é, buscou diálogo com o mundo e um mundo em transformação a partir da própria situação que a América Latina vivia naquele momento“, reforça Padre Flávio Augusto. Ele lembra que, em tempos tão difíceis para o Brasil e seu povo e a Diocese de Mossoró também vivendo as “Santas Missões Populares - 10 anos depois”, será oportuna toda essa programação. “Estaremos resgatando a proposta da conferência, fazendo memória, levando conhecimento para tantos que não sabem o significado e  elementos fortes de Medellín e, claro, refletindo à luz das propostas a nossa atual conjuntura eclesial”, ressalta Padre Flávio Augusto e convida todos a acompanhar essa programação especial pelos canais de comunicação da Diocese de Mossoró.        

História- A II Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) foi solenemente inaugurada em um sábado, 24 de agosto de 1968, na Catedral Metropolitana de Bogotá, na Colômbia, com discurso do Papa Paulo VI. Neste ano, comemora-se os 50 anos da Conferência de Medellín, que significou um ponto de partida para a construção de uma identidade eclesial no continente. Com Medellín, o Concílio Vaticano II teve uma recepção criativa, com raízes espirituais profundas. ‘O episcopado em Medellín assumiu como imperativo de ação a consolidação da justiça, a promoção da paz, a educação libertadora e uma Igreja pobre em defesa dos empobrecidos’.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d