O Sínodo dos Bispos começa em 3 de outubro, no Vaticano, mas o Papa Francisco está convocando um grande encontro com os jovens para o dia 6 de outubro na Sala Paulo VI, a partir das 17h. Será uma oportunidade para que a juventude apresente as suas propostas que serão aproveitadas no Documento Final do Sínodo.
Reunião pré-sinodal
Em março deste ano, Francisco já havia encontrado um grupo de jovens durante uma reunião pré-sinodal. Participaram em cerca de 300 e provenientes dos 5 continentes, de várias religiões e também ateus. Naquela oportunidade, em seu discurso, o Papa comentou há quem pense que seria mais fácil manter os jovens “a uma distância segura” para que não sejam provocados por eles. Mas “os jovens devem ser levados a sério”, disse o Pontífice, afirmando que o Evangelho nos pede uma mensagem de proximidade para “caminhar juntos e partilhar sem medo”. A Igreja tem vontade de “ouvir todos os jovens, ninguém excluído”.
Grande encontro de 6 de outubro
O Papa deseja, então, encontrá-los novamente em outubro, junto aos bispos, para ouvir os jovens e para acolher as experiências concretas em relação à vida deles com os estudos e o trabalho, seus sentimentos, o futuro e a escolha vocacional. Francisco se fará presente durante toda a reunião.
O encontro dos jovens com o Papa, que já faz parte da programação do Sínodo dos Bispos, está sendo organizado pela Congregação para a Educação Católica. Durante a manifestação, principalmente conduzida pelo testemunho dos jovens, também estão previstas apresentações artísticas e musicais direcionadas a temas como: a busca pela própria identidade, as relações e a vida como serviço e doação.
“Caminhar juntos e partilhar sem medo. Ouvir todos os jovens, ninguém excluído”