Arcebispo e auxiliares de BH celebram em Brumadinho (MG)

Segundo informações do site oficial da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares – dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo,dom Geovane da Silva, dom Otacilio Lacerda e dom Vicente Ferreira – celebraram Missa com fiéis de Brumadinho neste sábado, 26 de janeiro. A Missa foi realizada às 19h30, na Igreja São Sebastião – Av. Barão do Rio Branco, 165, Centro da Cidade.
Desde a sexta-feira, quando uma barragem de minério se rompeu, provocando grave tragédia em Brumadinho, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza campanha solidária para ajudar as vítimas da tragédia.
Neste domingo,  27 de janeiro, dom Walmor rezará pelas vítimas diante da imagem da Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, alvo também da mineração. A Missa será às 8h, na Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais.
Na sexta, dom Valmor emitiu o seguinte comunicado no qual reflete a situação da tragédia:
MINAS ESTÁ DE LUTO
Mais uma “abominação da desolação”, como disse Jesus no Evangelho de Marcos, referindo-se aos absurdos nascidos das ganâncias e descasos com o outro, com a verdade e com o bem de todos: mais uma barragem rompida em Minas Gerais, agora em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Arquidiocese de Belo Horizonte une-se a cada um dos atingidos, compartilhando suas dores. Nossas comunidades de fé, especialmente às que servem ao Vale do Paraopeba, estejam juntas, para levar amparo, ajuda, a todos que sofrem diante de tão lamentável tragédia.
Os danos humanos e socioambientais são irreparáveis e apontam para uma urgência, já tão evidente: é preciso repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito à natureza, os parâmetros de sustentabilidade. Uma triste coincidência: nesta sexta-feira, dia 25, quando uma barragem se rompe no coração da nossa amada Brumadinho, entrou em pauta, no Conselho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, autorização para a retomada da mineração na Serra da Piedade. Uma tragédia se efetiva e outra se anuncia.
A Arquidiocese de Belo Horizonte defende, incansavelmente, de modo inegociável, a natureza, obra do Criador, compreendendo que o ser humano, as plantas e os animais devem viver em completa harmonia, pois são todos habitantes do planeta, a Casa Comum.
Rezemos pelas vítimas desta tragédia, unidos ao coração de cada pessoa e de todas as famílias que sofrem, renovemos, mais uma vez, o nosso compromisso com a solidariedade. É urgência minimizar a dor dos atingidos por mais esse desastre ambiental, sem se esquecer de acompanhar, de perto, a atuação das autoridades, na apuração dos responsáveis por mais um triste e lamentável episódio, chaga aberta no coração de Minas Gerais. A justiça seja feita, com lucidez e sem mediocridades que geram passivos, com sentido humanístico e priorizando o bem comum, com incondicional respeito e compromisso com os mais pobres. Minas Gerais está de luto.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

(Foto da home: abril.com)