Catequese:carta para todos os padres

Bispo referencial da Comissão Pastoral Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico Catequética, Dom Mariano Manzana, envia carta a todos os padres das dioceses que compreende o Regional NE2, a voltarem seus olhares e interesses em investir numa formação mais eficaz e necessária dos seus catequistas para o bom funcionamento pastoral nas catequeses paroquiais.

148. Em vista dessa formação permanente, a comunidade envidará todos os esforços para possibilitar aos seus catequistas, ao longo de seu compromisso, os seguintes dados básicos, que deverão ser continuamente retomados e aprofundados: sua inserção na caminhada da comunidade eclesial; consciência crítica da realidade sócio-econômico-política, cultural ideológica, para aprender a ler nela os sinais de Deus; conhecimento atualizado e experiencial da Bíblia; fidelidade à Tradição e ao Magistério; visão da história da Igreja; vida de oração; ciências humanas que favoreçam de perto sua missão, como, por exemplo, psicologia, pedagogia, didática, comunicação etc.

149. Em função disso, são importantes as Escolas Catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo Magistério.

150. A formação deve ter o cuidado de não somente desenvolver a capacitação didática e técnica do catequista, mas também e principalmente sua vivência pessoal e comunitária da fé e seu compromisso com a transformação do mundo, a fim de que a atuação do catequista nunca esteja separada do seu testemunho de vida.
                                                                       (CATEQUESE RENOVADA, 148-150)

Mossoró-RN, 06 de fevereiro de 2019.

Caríssimo Padre:

A Comissão Pastoral Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética como é do conhecimento do senhor vem a alguns anos enveredando esforços para cada vez mais investir na preparação e formação dos catequistas e coordenadores de nossas paróquias que compõem o nosso regional, por esta razão vem cada vez mais investindo num melhoramento da Escola de Formação de Catequistas do Regional Nordeste 2 Ir. Visitatio. A cada semestre oferecemos aos catequistas do nosso regional a possibilidade de vivenciarem uma experiência de formação, convivência e principalmente troca de experiência através deste espaço de formação. Buscando atender as necessidades de nossas paróquias e responder a convocação dos nossos pastores em relação a novas maneiras de evangelizar, atendendo as exigências de um mundo e de uma sociedade em ritmo acelerado de mudança e voltada sempre mais para o uso exarcebado dos mecanismos de afastamento dos valores divinos, bem como procurando dar respostas as necessidades de novas formas de se trabalhar a catequese, principalmente com relação a implantação de uma catequese com inspiração catecumenal.
Por isso a direção da escola e seus colaboradores buscaram montar uma estrutura curricular que respondesse de forma simples e direta a esta necessidade e buscasse responder ao que os nossos pastores tanto evidenciam, que é o processo catecumenal. Dividimos a matriz curricular da Escola em quatro módulos (um a cada semestre), respondendo aos quatro tempos do processo catecumenal, onde cada um busca levar o aluno a mergulhar em alguns conteúdos importantes para a sua formação e reflexão sobre o processo. Ficando assim divididos os nossos módulos:

I Módulo: QUERIGMA
Ø  Introdução a Sagrada Escritura
Ø  Caminhos de Interpretação da Palavra
Ø  Jesus Cristo: Cartas Paulinas
Ø  Jesus Cristo: Escritos Joaninos
II Módulo: CATECUMENATO
Ø  Introdução ao Estudo do Catecismo da Igreja Católica
Ø  Cristologia
Ø  Eclesiologia
Ø  Teologia dos Sacramentos

III Módulo: ILUMINAÇÃO
Ø  Documentos do Magistério da Igreja sobre a Catequese
Ø  Pedagogia Catequética
Ø  Planejamento Catequético
Ø  Ética e Moral Cristã
IV Módulo: MISTAGOGIA
Ø  Marcos Celebrativos do Catecumenato
Ø  Catequese e Liturgia
Ø  Catequese Mistagógica
Ø  Eucaristia: fonte de vida e missão

Face ao exposto vimos através desta motivar ao senhor e sua equipe paroquial de animação bíblico-catequética a voltar seus olhares e interesses em investir numa formação mais eficaz e necessária ao bom funcionamento pastoral em nossas catequeses paroquiais, temos certeza que o senhor sabe desta importância para o bom andamento dos planos de evangelização que sua paróquia tem preparado e construído a cada ano e temos certeza que a formação permanente de seus catequistas já é uma prioridade nos seus planejamentos e ações paroquiais. Gostaríamos desta forma de convidá-lo a sentir-se parte deste projeto e abraçando estes objetivos pudermos juntos usufruir de uma Igreja sempre em saída e responder aos anseios de uma sociedade sedenta de Deus. Aproveitamos para agradecer especialmente ao senhor a oportunidade de ternos encaminhado seu(s) catequista(s) para esta formação, isto só vem a comprovar a preocupação que o senhor tem com este ministério nas ações evangelizadoras de sua paróquia.
Nossa Escola está e sempre estará aberta a esclarecimentos e contatos, nos sentiremos muitíssimos honrados e felizes com a participação do senhor e de sua equipe de animação bíblico-catequética.

Contato da nossa Comissão e da Escola: Email: catequeseregionalnordeste2@gmail.com ou pelo telefone/whatsapp Diácono Joseilton Luz 82 9 9976-7135.

Certos de contarmos com a prestimosa colaboração do senhor e de sua competente equipe paroquial, na divulgação e investimento na formação dos seus catequistas, desde já agradecemos elevando aos céus os mais fervorosos pedidos por graças sobre vossa excelência e seus diletos colaboradores. Que Jesus Misericordioso vos seja favorável em bênçãos.

Fraternalmente,

+ Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró e Responsável pela Comissão Regional Pastoral
para Animação Bíblico-Catequética