Pular para o conteúdo principal

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte inaugura biblioteca em noite de homenagens







Em uma noite prestigiada pela comunidade acadêmica, autoridades e colaboradores, a Faculdade Diocesana de Mossoró se tornou a Católica do Rio Grande do Norte e inaugurou na segunda-feira, 11, as novas instalações da Biblioteca Dom Mariano Manzana, uma homenagem ao bispo da Diocese. Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, diretor fundador da Instituição de Ensino, e Pe. Flávio Augusto Forte, vice-diretor, também foram condecorados pelo diretor geral Pe. Charles Lamartine, tomado pela emoção deste momento especial.

O primeiro homenageado, já no nome do equipamento de educação, foi Dom Mariano Manzana, que também recebeu uma réplica da placa inaugural do espaço. “Sonhamos que a Faculdade Católica realize cada vez mais uma educação bem alicerçada, não somente técnica, mas que abra, sobretudo, o coração das pessoas. Nascer a partir daqui significa começar pelo local mais importante. A biblioteca não é somente a fonte do saber, é um lugar de encontro, de diálogo e onde se projeta o futuro. Para nós, começar pela biblioteca significa colocar esse espaço não somente para a educação técnica, mas significa colocar a faculdade dentro de um desenvolvimento humano. Este lugar é significativo”, comemorou o bispo.

Fundadores da então Faculdade Diocesana de Mossoró, agora Católica do Rio Grande do Norte, os padres Sátiro Cavalcanti e Flávio Augusto também receberam homenagens em placas que simbolizam a gratidão do diretor geral Pe. Charles e toda a equipe, diante do empenho dedicado no processo de criação e evolução da Instituição.

“Que maravilha essa biblioteca! Olhando para ela eu já vejo um sinal da Universidade Católica do Rio Grande do Norte. O nome de Dom Mariano nessa biblioteca é uma presença afetiva e efetiva. Ele ama essa faculdade. Ele ama essa futura universidade”, projetou Pe. Sátiro. “A mudança de nome e essa nova biblioteca representam uma nova fase no ensino superior. Ser Católica significa excelência na educação, valorizando o profissional na perspectiva de uma formação integral. E a biblioteca, em uma homenagem justa a Dom Mariano, chega como marco deste início de uma nova fase”, completa Pe. Flávio.

“A nossa Faculdade Católica assume com a sociedade de Mossoró um grande compromisso. Sabemos os desafios que nos esperam, mas entendemos que a nossa missão de católica rima com a universalidade, com a universidade e com o compromisso na formação de alunos não só tecnicamente preparados, mas sobretudo humanamente qualificados. Hoje já temos oito cursos de graduação e isso nos alegra, mas também nos torna muito responsáveis, pois hoje temos mais de mil alunos matriculados para começar o semestre letivo. Somos conscientes do compromisso social que assumimos”, finalizou o diretor geral Pe. Charles Lamartine.

A Biblioteca Dom Marino Mazana tem 1.846 m². Na divisão espacial, o acervo abrigará mais de 30 mil livros no andar térreo e salas de aula que ficarão, provisoriamente, no andar superior. O prédio é composto ainda por recepção, guarda-volumes, sala de reprografia, sala de inclusão, sala de processamento técnico, salas de estudo individual e coletivo, espaço digital, diretoria, copa, banheiros acessíveis e depósito. Também possui varanda de leitura ao ar livre com jardins e paredes coloridas em obras de arte assinadas pelo artista Marcelo Amarelo.

*UMA DÉCADA* – Em 2019, a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte completa dez anos desde a sua autorização. Hoje são oito cursos de graduação ofertados: Psicologia, Direito, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Administração, Gastronomia, Nutrição e Teologia.

Texto- Guilherme Ricarte
Foto-   Célio Duarte

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d