Qual a importância da Semana Nacional da Vida?

A Semana Nacional da Vida é um momento oportuno de sensibilizar a sociedade civil como um todo e a própria Igreja para a promoção e defesa da vida, desde a concepção até o fim natural. É um momento e mobilização que nós podemos mostrar ao mundo que a vida é um dom de Deus, que a vida vale a pena, que a vida tem sentido e que a vida deve ser celebrada, sentida com alegria. É tanto que estamos colocando como tema “Em família, defendemos a vida com alegria e esperança.
 Quais as propostas que a Comissão Episcopal para a Vida e a Família tem incentivado neste ano?
As comunidades vêm se mobilizando cada vez mais nessa Semana Nacional da Vida e temos o subsídio “Hora da Vida” que ali existem os encontros para as comunidades, os temas que podem ser abordados, é um bom instrumento para o trabalho nessa Semana da vida. Mas neste ano temos algo bem especial. Nós estamos fazendo duas grandes mobilizações. No início da semana, dia 1º de outubro, com o soar dos sinos, estamos pedindo que todas as Igrejas possam soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h e, nesses horários, o Brasil inteiro se unir para fazer a oração do nascituro. Então é um momento de sintonia, de alegria pelo dom da vida.
E no dia 8 de outubro, nós queremos fazer uma vigília pela vida. Acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida. Então nós estamos convidando as comunidades para que se mobilizem, numa praça pública, em frente a uma Igreja e possam também recitar as orações pela vida e se mobilizarem em torno desses dois momentos: dia 1º de outubro o badalar dos sinos e no dia 8 de outubro a vigília acendendo as velas pela vida.
A motivação principal que tem sido levada às comunidades talvez seja a questão do nascituro, por conta do dia 8 de outubro. Mas, atualmente, a Igreja enfrenta vários ataques à vida, como a questão do suicídio que tem relevo no mês de setembro. O subsídio Hora da Vida apresenta reflexões a respeito dessas outras dimensões e apresenta indicações para a ação Pastoral?
Sem dúvida. Nós estamos tentando abranger a defesa da vida, tanto que é a proposta desde a concepção até o fim natural. Então, temos a questão de suicídios, as questões dos idosos, do abandono da vida. A cultura da morte vem se apresentando com força. Nós como Igreja, como homens e mulheres de fé, temos que propor a cultura da vida, em todas as etapas da vida. Não só no início, mas em todas as etapas. E é nisso que nós acreditamos e é para isso a Semana da Vida, que a gente possa se mobilizar mostrando que o ser humano precisa ser respeitado na sua dignidade física, corporal e espiritual. Acima de tudo, promoção da vida é dizer ‘a vida vale a pena porque é dom de Deus’”.

Neste ano, a mobilização em torno dos gestos para a Semana Nacional da Vida ganhou apoio das emissoras de televisão e rádio de inspiração católica, que estão divulgando a iniciativa dos sinos e das velas desde a última semana. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferece o subsídio Hora da Vida para auxiliar grupos e comunidades nas reflexões e celebrações da Semana Nacional da Vida.
Reze a oração pela vida:
 Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais,
e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças,
nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!
Fonte- CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró