Pular para o conteúdo principal

Missa celebra 119 anos do Colégio Diocesano e 10 anos da Faculdade Católica do RN






A capela do Colégio Diocesano Santa Luzia foi tomada pelo carinho dos amigos, alunos, ex-alunos, autoridades, as famílias e imprensa, que comemoraram na manhã desta segunda-feira, 2, os 119 anos da escola e os 10 anos da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, durante Missa em Ação de Graças celebrada pelo Bispo Dom Mariano Manzana.
O reconhecimento pelas colaborações rendeu homenagens durante a cerimônia. Dom Mariano e Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas (65 anos diretor do Diocesano e diretor-fundador da Faculdade Católica) receberam comendas das mãos de funcionários pela irrestrita dedicação às duas instituições.
“Sem dúvida, para a Diocese, é um momento caracterizado pelo agradecimento dos 119 anos do Colégio Diocesano e os dez anos da Faculdade Católica. O agradecimento é sempre a obrigação de todo cristão, de modo particular quando nós temos uma grande história de mais de um século. Acredito que dentro da visão cristã, o agradecimento se torna um compromisso para o futuro, de colocar ao centro a pessoa humana”, destacou Dom Mariano Manzana.
Dedicado à educação por mais de seis décadas, Pe. Sátiro também se concentrou no agradecimento, principalmente à equipe e aos amigos que o ajudaram durante os desafios como diretor: “Eu queria comemorar esse dia no silêncio, porque é no silêncio que eu encontro minhas ideias e faço meus sonhos. E o sonho de hoje é o reconhecimento de todo esse trabalho que não é feito só, mas sim com uma equipe comprometida. Nunca bati a porta de ninguém para receber um ‘não’ quando se trata de Diocesano. Então quero fazer o meu agradecimento perpétuo. Que Santa Luzia proteja todos vocês. Assim seja”.
Dirigindo atualmente as duas instituições, Pe. Charles Lamartine falou sobre futuro e o sonho de fazer, cada vez mais, os estudantes do Diocesano e Faculdade Católica como instrumentos de uma sociedade comprometida com o bem comum.
“Nosso anseio é de que nós possamos sempre gerar na sociedade um impacto positivo. A educação por si só já é critério de emancipação de um povo e nós queremos, com o colégio e a faculdade, fazer com que as comunidades mais carentes tenham acesso aos serviços que nós provocamos a partir das produções dos alunos e professores. Temos um anseio grande, de um futuro brilhante, para aqueles que caminham conosco”, finalizou Pe. Charles.
Após a missa, as bailarinas e bailarinos do Grupo Diocecena, dirigidos pela coreógrafa Roberta Schumara, apresentaram coreografia na Praça do Centenário para todos os alunos e alunas, especialmente criada para este momento de comemoração.
O Colégio Diocesano foi inaugurado em 2 de março de 1901 e chega aos 119 anos como um dos principais equipamentos da educação básica no Estado. Já a Faculdade Católica do RN teve sua fundação no dia 1º de março de 2010 e há uma década vem se consolidando na formação de profissionais de alta capacidade técnica e conscientes de suas responsabilidades como agentes do bem social.

Texto- Guilherme Ricarte

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d