Diocese de Mossoró divulga programação da Semana Santa na Catedral e nas paróquias

Diferente, mas sempre Santa. Este ano, fiéis católicos do mundo inteiro viverão a Semana Santa de forma atípica: de suas casas, pelos meios de comunicação. Dentro das igrejas, as celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível – apenas as equipes de liturgia e de comunicação (para o serviço no altar e para as transmissões ao vivo, respectivamente).
Na Diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana preside todas as celebrações do período na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró (RN), exceto a missa e bênção dos Santos Óleos, que foi adiada por precisar reunir todo o clero.
O bispo diocesano preside as demais celebrações da Semana Santa na Catedral, a portas fechadas. Dom Mariano acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da Catedral de Santa Luzia, com respeito, amor e fé.
CATEDRAL DE SANTA LUZIA- MOSSORÓ- RN
DIA 5 – Dom Mariano preside a Missa de Ramos, às 11h,  na Catedral. Esse ano, casas e varandas de Mossoró e Região estarão enfeitadas com ramos, como sinal de fé.
DIA 9 – Dom Mariano preside a celebração da Quinta-feira Santa, às 19 horas, com o rito do Lava-pés. O rito do Lava-pés lembra a humildade de Jesus, que lavou os pés dos doze apóstolos. A atitude significa que Jesus veio para servir, e não para ser servido.
DIA 10 – Na Sexta-feira da Paixão, dom Mariano preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 16 horas. Faz-se memória do sofrimento e da morte de Jesus, com adoração da cruz. Não é uma missa, porque não há Eucaristia.
DIA 11 – No Sábado de Aleluia, o bispo diocesano preside, às 19 horas, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. Uma série de leituras mostra a grandeza de Deus, desde a criação do mundo até o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, quando as luzes da catedral serão acesas.
DIA 12 – No Domingo de Páscoa, dom Mariano preside a Missa de Páscoa, às 11 horas. É o congraçamento da ressurreição de Jesus, na qual está baseada a fé dos cristãos católicos.
PARÓQUIAS
As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais, continuando e incrementando uma prática da Pascom – Pastoral da Comunicação – em nossa Diocese. Com o isolamento social, as transmissões ao vivo se intensificaram. Os agentes de Pascom farão, portanto, a cobertura das celebrações da Semana Santa, para que os paroquianos possam acompanhar de suas casas.
Assim como na catedral, as transmissões começam no Domingo de Ramos.
Vejam abaixo as artes enviadas pelas paróquias, com o calendário das celebrações e os canais de transmissão.
Paróquia de Apodi

Sexta da Paixão - 15h
Sábado de Aleluia - 19h
Domingo de Páscoa - 09h

Todas as celebrações na Matriz, fechadas ao público e tranmitidas ao vivo via Facebook da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia Sagrada Família

Paróquia da Imaculada Conceição