Festa de São João Batista, 295 anos de muita história, fé e devoção em Assu- RN

A criação da Paróquia de São João Batista de Assu ocorreu em 1726, contudo podemos dizer que essa história começou a ser construída em 1696, quando o então 4º Bispo de Olinda, Dom Freire Francisco de Lima, decretou a criação da “Povoação da Ribeira do Assu”, ficando sob os cuidados do missionário Padre Francisco Fernandes. Já em 1712 o senhor Sebastião de Souza Jorge doou o terreno para a construção da Igreja e da Casa Paroquial da então Povoação da Ribeira do Assu. Em 1720, chegou à Povoação o Padre Manoel de Mesquita e Silva, o primeiro padre de nossa história. Seis anos depois foi criada a Freguesia de São João Batista da Ribeira do Assu – segunda Capitania do Rio Grande - e com isso os devotos construíram o primeiro templo em honra a São João Batista feito de madeira e barro, passando a realizar atividades religiosas para comemorar o período alusivo ao excelso padroeiro. O templo da atual matriz só teve sua construção iniciada em 1760, no terreno doado pelo senhor Sebastião de Souza Jorge. Outro fato importante de nossa história é a doação de terras a São João Batista feita por Clara Macedo nos anos de 1774 e 1776. Vale destacar também a reestruturação realizada no templo da matriz no período entre 1850 e 1857, quando este se encontrava em ruínas. Nesta oportunidade, a imagem de São João feita em madeira e em tamanho natural foi doada à paróquia pelo Coronel Wanderley.

Para comemorar 295 anos de uma linda história, a paróquia preparou uma programação toda adaptada à realidade que estamos vivenciando em razão da pandemia. O tema que vamos refletir é “Irmãos em Cristo reunidos pela Eucaristia” numa programação que vai de 14 a 24 de junho.

André Lopes Gomes

Agente Pastoral de Comunicação

Paróquia de São João Batista de Assu

Fonte: Revista Fé e Evangelização (Edição especial em comemoração aos 80 anos da Diocese de Santa Luzia