Papa Francisco institui o Ministério do Catequista

Os corações dos catequistas ainda pulsam animados com a instituição do Ministério Laical de Catequista pelo Papa Francisco no dia 10 de maio deste ano e tornado público no dia seguinte. Sem dúvida, uma maravilhosa surpresa para toda a Igreja.

O que isto significa? Significa o reconhecimento oficial do trabalho de catequista e com isso uma ampliação da visibilidade da presença do leigo na Igreja, pois a carta apostólica em forma de Motu Proprio institui o Ministério Laical do Catequista, sem prejuízo dos demais serviços e ministérios já existentes.

D. José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, em entrevista concedida ao portal da CNBB, explica que “a expressão Motu Proprio, expressão latina, significa movido dele mesmo, digamos assim de própria iniciativa. É algo querido pelo próprio Papa. O romano pontífice não é apenas o executivo, vitalício, a exercer uma função, ele é o pastor da Igreja universal, sucessor dos apóstolos, com uma responsabilidade de pastorear a Igreja e movido por sua própria iniciativa e percepção pastoral originada de suas próprias motivações, claro que assessorado sempre, mas motivado por suas próprias determinações. E como pastor da Igreja universal decidiu publicar um determinado escrito cuja característica é da própria moção pessoal, isto quer dizer Motu Proprio”.

Na prática, o que muda em nossas vidas de catequistas? Os detalhes dessas mudanças ainda não se tem. O documento é escrito para a Igreja no mundo todo e serão levadas em consideração as realidades locais de cada Igreja. No entanto, algumas características do Ministério de Catequista são delineadas no documento em seu número 8:

“Este ministério possui uma forte valência vocacional que requer o devido discernimento por parte do Bispo e se evidencia com o Rito de Instituição. De fato, é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas pelo ordinário do lugar, mas desempenhado de maneira laical como exige a própria natureza do ministério. Convém que, ao Ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica para serem solícitos comunicadores da verdade da fé e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Decr. Christus Dominus, 14; CIC cân. 231 §1; CCEO cân. 409 §1). Requer-se que sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

Tudo isto nos revela ainda o grande amor à catequese demonstrado pelo Papa Francisco.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana,  compartilha da mesma alegria,  expressando em entrevista ao programa A voz da Catequese, no dia 14/05, na Rádio Rural de Mossoró, ao parabenizar os catequistas e lembrando a Carta Apostólica intitulada de Antiquum Ministerium, que significa Antigo  Ministério. Ressaltando que o trabalho do catequista tem suas origens desde o novo testamento e permanece um trabalho importante e essencial para a Igreja, portanto, um merecido reconhecimento como Ministério.

Coordenação Diocesana de Catequese: Marcos Aurélio e Miraci Martins

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui