Confira detalhes da reta final da Festa de Santa Luzia 2021

A Festa de Santa Luzia 2021 com o tema “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”, entra na reta final com uma extensa programação com o V Caminhoneiros da Luz, XII Pedalada da Luz, XIII Motorromaria, II Revoada da Luz e duas procissões.

Neste sábado, 11, acontecerá a quinta edição do Caminhoneiros da Luz, com concentração às 14h, no Aeroporto Dix-sept Rosado. O trajeto, de 21 km, contempla passagens pela Igreja de São João Batista (Doze Anos), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Alto da Conceição), Igreja de São Manoel, Catedral de Santa Luzia (onde haverá parada para benção aos caminhoneiros) e chegada às 16h no Largo da Capela do Divino Pai Eterno (Nova Mossoró).

Já no domingo, 12, véspera do Dia de Santa Luzia, será realizada a XII Pedalada da Luz, com saída às 6h da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Abolição I). O evento tem um percurso de 11,7 km, passando pela Igreja São Francisco de Assis, Igreja de São Pedro, Paróquia Menino Jesus, parada no Dia a Dia Atacadarejo, seguindo para a Igreja São José e chegada na Catedral de Santa Luzia.

À noite, o pregador da novena das 19h30, será o bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Após a novena, acontece uma apresentação da Cia. Bela Trupe de Teatro em homenagem a Santa Luzia e depois show-mensagem com o cantor cearense Renno Poeta, no Adro da Catedral. O show terá início às 22 horas.

Motorromaria

Já a XIII Motorromaria de Santa Luzia será iniciada às 19h do domingo, 12, com concentração na Motoeste Honda (Avenida Presidente Dutra). A chegada está prevista para 23h30. À meia-noite do dia 13, momento especial, será realizada a Procissão da Luz, onde Dom Mariano Manzana, o pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto, e fiéis conduzirão a imagem oficial de Santa Luzia até à Igreja Matriz de São José. A partir das 17h, na capela de Mãe Rainha, no conjunto Ulrick Graff, bairro Costa e Silva, terá início a tradicional procissão que encerra os festejos da padroeira da Diocese deste ano.

“Queremos agradecer a todos que vêm contribuindo para que possamos realizar uma abençoada Festa de Santa Luzia. As inúmeras equipes que se doam nos bastidores, a todo clero e bispos e padres de outras Dioceses irmãs, aos parceiros e aos fiéis e famílias que celebram esses dias de forma tão intensa e profunda. Agradecemos invocando a bênção de Deus para cada um. Santa Luzia ilumine a todos”, destacou o coordenador da Festa, Pe Flávio Augusto.

Sete Missas e a Procissão de Santa Luzia com todos de máscaras

No dia 13 serão celebradas sete missas. A primeira na Matriz de São José (1h). Na Catedral serão cinco celebrações (5h,  6h30, 8h, 10h - Missa Solene presidida pelo bispo Dom Mariano - e às 14h). A partir  das 15h Missa na  Capela Mãe Rainha, que pertence à Paróquia São Manoel, e às 17h início da procissão. Padre Flávio Augusto convida todos os mossoroenses e visitantes a participar da procissão usando máscara e levando seu recipiente com álcool em gel.

Na manhã do dia 13, acontece também a II Revoada da Luz, às 8h, no Aeroporto Dix-sept Rosado, onde a imagem de Santa Luzia, acompanhada do bispo Dom Mariano Manzana, sobrevoará Mossoró.

A Paróquia de Santa Luzia pede aos moradores que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.

Transporte Público

No Dia de Santa Luzia, o transporte coletivo terá operação especial para procissão. Dezesseis ônibus circularão com destino à Capela de Mãe Rainha. Sairão dos bairros Abolição (quatro ônibus), Nova Vida (três), Vingt Rosado (três), Sumaré (dois), Planalto (um), e do Centro - Terminal do Carcará (três). Os ônibus circularão com itinerários diferenciados, a partir das 15h30, exceto a linha Abolição, que inicia o trajeto às 15h e os ônibus que iniciarão o percurso no Carcará, às 14h. Seguirão dos bairros direto para o local de onde partirá a procissão.

Para o retorno aos bairros, ao final da celebração, as linhas Nova Vida, Vingt Rosado, Sumaré e Planalto sairão do Terminal Carcará. Já a linha Abolição seguirá a partir do Terminal do Hotel Caraúbas.

Itinerário da Procissão - Saída da Capela de Mãe Rainha, no conjunto Ulrick Graff, bairro Costa e Silva, em frente ao Fórum Municipal. Inicia o percurso pela Alameda das Carnaubeiras. Segue pela Rua dos Pereiros, depois Rua Raimundo F. de Oliveira (rua do IFRN), entrando à direita na Avenida Presidente Dutra, descendo em direção à Catedral de Santa Luzia.

Transmissão

Youtube da Paróquia de Santa Luzia, 95 FM, Rádio Rural de Mossoró, 105 FM, TCM-Canal 10 e TV Cidade Oeste.