Pular para o conteúdo principal

Diocese de Mossoró ganha mais um padre e vem novamente de Pau dos Ferros-RN





A Diocese de Mossoró, com alegria, ordena neste domingo, dia 26, às 19h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros/RN, o diácono Clovis Augusto Freire Alves. A reportagem do jornal A Luz conversou com o diácono para saber mais sobre ele e sua formação sacerdotal. Clóvis será o quinquagésimo primeiro padre ordenado pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. 

Conheça o futuro padre da Diocese

Nome: Clovis Augusto Freire Alves

Idade: 32 anos

Filiação: Agostinho Alves da Costa Neto e Maria da Conceição Nogueira Freire Alves

Irmãos: Clóvis Otávio e Otávio Augusto Freire Alves (ambos in memoriam)

Formação acadêmica: Bacharel em Direito pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP (2011-2015), Especialista em Direito Constitucional e Tributário pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP (2016-2017), Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN (2018-2021).

Nascido no dia 12 de janeiro de 1990, em Pau dos Ferros/RN, venho da origem de família religiosa, tendo dois tios padres por parte da família materna, Monsenhor Caminha Freire de Andrade (in memoriam) e Dom José Freire, Cardeal Falcão (in memoriam). Já pela família paterna, tenho uma tia freira, Irmã Aliete Sena, além de um parente que é Presbítero do clero de Salvador.

Apesar de meus pais “serem muito de Igreja”, minha madrinha de Batismo, Vilani Sena, foi quem assumiu a minha educação religiosa. Desta forma, fui criado em um ambiente muito religioso e foi neste espaço de convívio que minha vocação nasceu, pois desde criança nutria dentro mim o desejo de ser padre. Sempre comentava com os meus amigos de escola: “Quero ser padre!”

Na adolescência entrei para o Grupo de Coroinhas da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e, no ano de 2005, iniciei os encontros vocacionais, vindo a ingressar no Seminário Santa Teresinha no ano de 2007. Neste ano, cursei a 3ª Série do Ensino Médio no Colégio Diocesano Santa Luzia. Em 2008, passei no vestibular de Filosofia e fui residir no Seminário Nossa Senhora da Assunção da Diocese de Cajazeiras/PB, porém, com o desejo de ser religioso, sai da Diocese e ingressei na Congregação Salesiana, onde permaneci até o ano de 2010. Neste ínterim, tive uma crise vocacional, vindo a me desligar da referida congregação.

Permaneci, assim, seis anos afastado do seminário. Neste período cursei Direito e fiz minha especialização. Procurei também engajar-me na caminhada pastoral na Paróquia de Pau dos Ferros, o berço da minha vocação, porque foi neste período de afastamento do Seminário que a minha vocação foi sendo amadurecida e minhas motivações ganharam clareza.

O ressoar do “Vem e Segue-me” reacendeu e fez pulsar ardentemente em meu coração o desejo de ser padre. Diante desta certeza, procurei Dom Mariano e conversamos em novembro de 2016 sobre a minha madura decisão vocacional. Me foi proposto fazer uma experiência missionária na Paróquia de Senhora Santana em Luís Gomes, junto com o meu amigo e orientador Padre Jorge, no ano de 2017. Resultante da significativa experiência, em 2018 iniciei o curso de Teologia na nossa Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Tenho tido ainda a rica experiência à frente do Setor Diocesano da Juventude. Ao concluir o tempo de formação, fui ordenado Diácono, no dia 19 de dezembro de 2021, sendo enviado para a Paróquia da Sagrada Família, onde com o estimado Padre Ivonzéliton Leite, vivenciei meu estágio pastoral e fui ordenado Presbítero no dia 26 de junho de 2022.

Hoje, ao olhar para a trajetória da minha vida, vejo e reflito o quanto o Senhor foi paciente comigo e como seu Espírito conduziu meus passos, levando-me a reconhecer que eu só seria realmente feliz se me colocasse a serviço de Deus e dos meus irmãos.


Transmissão- Youtube TV Mater Dei e Rádio Rural de Mossoró

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d