Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco fala sobre renúncia, problema de saúde e guerra na Ucrânia

 


 

Papa Francisco, em entrevista à Agência Reuters, no Vaticano, no último sábado (02), falou sobre assuntos recorrentes em seu papado nos últimos meses: uma possível renúncia, o seu estado de saúde, aborto e a guerra na Ucrânia.

Francisco negou rumores de que planeja renunciar em um futuro próximo e também disse que está a caminho de visitar o Canadá neste mês, além de esperar pode ir a Moscou e Kiev o mais rápido possível depois disso.

 

Renúncia

 

Como já noticiado pelo A12, em entrevista exclusiva com Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho, e que esteve com o Santo Padre no Vaticano, foi confidenciada pelo Pontífice ao arcebispo brasileiro a sua não renúncia. Francisco, à Reuters, afastou mais uma vez os rumores de que deixará o trono de Pedro.

 

Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma 'liturgia' aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!”, falou o Papa.

 

As coincidências citadas por Francisco foram uma série de eventos entre maio e junho, incluindo reuniões com Cardeais do mundo para discutir uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais com poder de voto em um futuro conclave e uma visita à cidade italiana de L'Aquila, onde está sepultado Celestino V, primeiro Papa a renunciar.

 

Francisco, no entanto, repetiu sua posição muitas vezes declarada de que ele poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja – algo que era quase impensável antes de Bento XVI.

 

Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, o Papa foi enfático.

"Não sabemos. Deus dirá", disse.

 

Problema de saúde

 

Papa deu detalhes de sua doença pela primeira vez em público, dizendo que havia sofrido "uma pequena fratura" no joelho quando deu um passo em falso enquanto um ligamento já estava inflamado.

 

"Estou bem, estou melhorando lentamente", disse ele, acrescentando que a fratura foi tratada com terapia a laser e magnética.

 

 

Guerra na Ucrânia

 

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Papa vem demonstrando preocupação com o conflito e pedindo pela paz no mundo. O Santo Padre, inclusive, já expressou sua vontade de dialogar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou.

 

Quando o Vaticano perguntou pela primeira vez sobre uma viagem, há vários meses, Francisco disse que Moscou respondeu que não era o momento certo.

 

Mas ele deu a entender que algo pode ter mudado agora.


"Eu gostaria de ir (para a Ucrânia), e queria ir para Moscou primeiro. A primeira coisa é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma forma, mas gostaria de ir às duas capitais”, disse Francisco.

 

Aborto

 

Por fim, durante a entrevista, o Santo Padre foi questionado sobre o aborto e a decisão da Suprema Corte dos EUA que anula a histórica decisão Roe vs. Wade, que estabelece o direito da mulher ao aborto, Francisco disse que respeita a decisão, mas não tem informações suficientes para falar sobre isso do ponto de vista jurídico.

 

O Papa condenou veementemente o aborto, comparando-o a "contratar um assassino de aluguel".

 

"Eu pergunto: é legítimo, é certo eliminar uma vida humana para resolver um problema?", finalizou o Santo Padre.

 

Fonte- Vatican News

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d