Dom Mariano participa da 59ª Assembleia Geral da CNBB

De 29 a 02 de setembro, nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana participa, de forma presencial, da segunda etapa da Assembleia dos Bispos, em Aparecida/SP.  Nela, serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação, como, por exemplo,  a aprovação da terceira edição do Missal e do novo Estatuto da CNBB. A primeira etapa aconteceu de forma virtual no período 25 a 29 de abril.

A etapa presencial vai ser oportunidade do episcopado a aprofundar o tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, e também pensar propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

“Reencontrar, conviver, votar e rezar!”

São estes os verbos que vão reger a etapa presencial da Assembleia, pelas palavras do secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.

Os Bispos precisam estar de forma presencial para as votações importantes para a Igreja no Brasil como as atualizações no Estatuto da CNBB, Novo Missal, a instauração do Ministério do Catequista, o Tema Central da 60ª Assembleia Geral da CNBB em 2023, em sintonia ao Sínodo dos Bispos com o Papa Francisco, já programado para outubro do ano que vem, como também o planejamento da Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.

Dom Joel também informa que além das votações, será realizado o retiro dos Bispos e momentos que marcarão as comemorações do ano jubilar de comemorações dos 70 anos da CNBB.

A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 480 bispos hoje, dos quais 307 exercendo alguma missão e função de governo, e mais 166 bispos/arcebispos eméritos (aposentados).