18º Congresso Eucarístico Nacional chega ao fim

Dom Mariano, Padre Jefferson e seminaristas no Congresso

Às 16h dessa terça-feira, 15 de novembro, o Marco Zero de Recife - PE, recebeu a Celebração Eucarística de Conclusão do Congresso.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, o Congresso visa convergir todos os católicos sobre a Santíssima Eucaristia, de forma que busca partilhar testemunhos públicos de fé em Jesus Eucarístico.

O tema que é tão atual e necessário, conversa diretamente com a realidade enfrentada pela população brasileira, a qual a Igreja tem dado tremenda atenção, como exemplo o Dia Mundial dos Pobres e a Campanha da Fraternidade 2023.

O Congresso é um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no Brasil e ocorre a cada quatro anos. Entretanto, por causa das complicações da pandemia de Covid-19, a 18º edição, que era para acontecer em 2020, ocorreu neste ano de 2022.

Celebração Eucarística

Presidida por dom António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal) e enviado especial do Papa Francisco, a Celebração teve início com um cortejo, que contou com a presença de cerca de 1.200 padres e 200 bispos participantes do Congresso, pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero.

Após leitura “Anúncio da Eucaristia” (João 6, 51-58)o Representante do Pontífice fez sua homilia, em que falou sobre a maravilha da presença de Jesus na eucaristia e o que ela significa em nossa vida.

O corpo e o sangue são a expressão da pessoa inteira, com toda a sua vida, com toda a sua história, com todo o seu infinito amor, (...) até a morte na cruz, amor eternizado na ressurreição. (…)

Jesus deixa-nos o dom mais admirável e impensável, o dom da sua presença real, do seu amor infinito e redentor que só ele pode fazer enquanto ressuscitado, para permanecer conosco para sempre, um alimento que nos dá vida verdadeira e eterna.”disse dom António.

Reprodução/ TV Aparecida Ao Vivo
Ao tratar sobre como recebemos a hóstia, o bispo emérito explica o significado que tem para nossa vida.

“Quando eu comungo, como é que eu respondo?

Eu respondo ‘amém’, esta resposta é mais do que um simples ‘acredito na presença real’, é também um compromisso que diz ‘sim’ ao senhor: quero receber te com todo o meu coração, quero que entres na minha vida, quero viver do teu amor, quero seguir os teus passos, quero colaborar contigo por um mundo melhor”explicou dom António.

O Representante do Pontífice também falou sobre a importância do Evangelho reverberar em nossa vida e em nossa sociedade e abordou o exemplo vivo que Francisco é de fraternidade, fator fundamental para construirmos o sonho de Deus para toda a humanidade.

Ao final da celebração, foi feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo do Marco Zero e indo até o Pátio da Basílica do Carmo.

Reprodução/ TV Aparecida Ao VivoGesto Concreto do 18º Congresso Eucarístico Nacional

Às 9h da manhã dessa terça-feira, 15 de novembro, foi inaugurada a Casa do Pão, que marca o 18º CEN. O espaço será destinado ao apoio a parcela da população que mais precisa.

A inauguração contou com o pronunciamento do legado pontifício, dom António Marto, e de dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.

Fonte- A12

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui