Escola Regional de Catequese Ir. Visitatio: 10 anos de evangelização

Como uma planta que, quando bem cuidada, produz abundantes frutos, assim é a Escola Regional de Catequese Ir. Visitatio, que completa 10 anos de fundação.

Criada para atender as necessidades de formação dos catequistas do Regional Nordeste II da CNBB, a Escola Regional de Catequese tem o objetivo de formar catequistas e coordenadores formadores de catequistas, tendo em vista o processo catecumenal. Assim, a nossa Diocese também já colhe os frutos dessa experiência exitosa, fruto do empenho de quantos se envolvem no serviço da Catequese. Estando atualmente com dez catequistas em processo de formação e quinze que já concluíram o período de formação. Desses formados, três já fazem parte do corpo docente da nossa escola diocesana.

Como é claro para os que fazem a escola, a aprendizagem é um processo que deve continuar sempre. Assim, surge também a escola de aprofundamento, destinada aos catequistas e coordenadores que concluíram a Escola Regional, mas também aberta a participação de quem queira se atualizar no processo catequético, sempre no segundo semestre.

Nestes dez anos de existência, podemos dizer também que a Escola Regional de Catequese, iluminada pelos ensinamentos do Cristo, estende seus raios luminosos por todo o Regional Nordeste II, promovendo além da formação, a interação entre as dioceses, partilha de experiências e de materiais produzidos por cada uma delas que compõe o regional. No primeiro semestre, na mesma data e local,  acontece a Assembleia Anual dos Coordenadores e Comissões Diocesanas para avaliação e perspectivas das atividades bíblico-catequéticas nas dioceses e províncias. Este ano, contaremos com a presença de Pe. Janisson de Sá, assessor nacional de catequese da CNBB.

Portanto, iniciaremos o ano com o Módulo I da Escola e com Assembleia Anual de 12 a 15/01/2023, no Convento Franciscano de Ipuarana, em Lagoa Seca, na Paraíba.

Somos gratos ao nosso Bispo Diocesano e referencial da catequese no Regional Nordeste 2, Dom Mariano, idealizador dessa escola, pelo incentivo à participação dos nossos catequistas.

Que Deus abençoe a todos nesse ano que se inicia!

Coord. Diocesanos de Catequese: Marcos Aurélio e Miraci Martins