Audiência Pública sobre Santuário de Santa Luzia em Mossoró- RN

Uma das mais representativas da história recente da Câmara Municipal de Mossoró. Assim é considerada a audiência pública, hoje (14), sobre o projeto do santuário de Santa Luzia no município. Proposto pelo presidente do Legislativo, Lawrence Amorim (Solidariedade), o debate reuniu expressiva participação. E, como principal encaminhamento, obteve garantia de união e de recursos iniciais ao projeto.

Coube ao deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) confirmar a primeira cifra. O coordenador da bancada federal potiguar anunciou emenda de R$ 200 mil, para elaboração do projeto do santuário de Santa Luzia. Segundo ele, é a chamada “emenda Pix”, sem necessidade de convênio, direto da União para a conta da Prefeitura.

Também participaram da audiência pública os deputados estaduais Tomba Farias (PSDB), Isolda Dantas (PT), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Luiz Eduardo (Solidariedade), Nelter Queiroz (PSDB) e Neilton Diógenes (PL). Todos se comprometeram no apoio à causa. Inclusive, também com emendas parlamentares.

“Somos 24 deputados e deputadas. Se cada um destinar R$ 100 mil, teríamos R$ 2,4 milhões. Poderíamos até tentar um remanejamento, para que os recursos cheguem ainda este ano”, propôs Nelter Queiroz.

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró na audiência também garantiram apoio. “O Governo do Estado terá todo o empenho e dedicação e estará ao lado de todos e de todas para carregar o andor do santuário de Santa Luzia”, afirmou o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Mossoró, Frank Felisardo, somou-se: “A Prefeitura de Mossoró está totalmente envolvida e tem muito interesse que o santuário seja instalado na cidade”, disse.

Do Senado, também chegaram gestos de apoio. O senador Styvenson Valentim (Podemos) enviou representante (Pablo Cassiano) à audiência. Os demais senadores Rogério Marinho (PL) e Zenaide Maia (PSD) aguardam a elaboração do projeto e devem destinar emendas.

Outros apoios

Entidades de classe, como a Fecomércio, e universidades, como a Uern, participaram da audiência e forneceram dados técnicos, principalmente indicadores econômicos, como endosso ao projeto. O mesmo apoio demonstraram outros participantes, como vereadores, ex-vereadores, empresários e trabalhadores do setor turístico.

Todos foram unânimes quanto à vocação de Mossoró para o turismo religioso, a partir da devoção e referências consolidadas à Santa Luzia, e o quanto a construção de um santuário pode somar à economia do município e região.

Já os representantes da Diocese demonstraram empolgação. “Vejo aqui forças dispostas a deixar de lado preferências, e seja onde for, o que for e como for, estamos dispostos a ajudar e a colaborar para fazer o santuário acontecer”, disse o vigário-geral, padre Flávio Augusto Forte de Melo.

Ele participou da audiência ao lado do padre Sátiro Cavalcante Dantas, outro entusiasta da ideia. O bispo Dom Mariano Manzana estava em agenda oficial em Salvador (BA).

O vereador Lawrence Amorim agradeceu a presença dos praticantes, e avaliou que a audiência cumpriu seu objetivo.

“Com o consenso sobre a importância e a necessidade do santuário de Santa Luzia e até a garantia dos primeiros recursos para o projeto, pode-se evoluir a outra etapa do debate, como local e orçamento. Nossa gratidão e parabéns a todos e todas que se somam a essa causa, que é de Mossoró”, diz o presidente da Câmara.

Ao final, os participantes assinaram a Carta à Santa Luzia – ata da audiência pública, a formalizar o apoio de todas e todas à construção do santuário da padroeira de Mossoró.