Comunidades no Brasil se prepararam para viver a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)

As comunidades no Brasil se preparam para viver a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 22 a 28 de maio. Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas e, no Brasil, pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), este ano a semana é inspirada pelo tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17).

O tema foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota, região que se caracteriza, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).

Confira os subsídios para a SOUC 2023 na página da CNBB