Solenidade de Corpus Christi 2023

Procissão Eucarística

Corpus Christi: Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Nesta quinta-feira, 8 de junho, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Em Mossoró, a Solenidade contará com três momentos:

Missa campal, em frente à Matriz de São Manoel, com início às 17h, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelos sacerdotes de Mossoró.

Procissão com Jesus Eucarístico, logo após a Missa, pela avenida Presidente Dutra em direção ao Santuário do Coração de Jesus, no centro da cidade, onde haverá o encerramento com a Solene Bênção do Santíssimo.

Ao darmos testemunho público da presença real de Cristo nas espécies do pão e do vinho, queremos convidar a todos para fazer parte da comunhão cristã. Desejamos ser perseverantes na fração do pão (Cf. At 2) e na caridade fraterna que gera vida pela partilha dos dons. Por isso, na Eucaristia vivemos por Jesus e nos deixamos guiar por Ele!”, comenta o bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.

Tapetes

Os tapetes de sal são tradições na festa do Corpo de Cristo. Teremos um na frente da Matriz de São Manoel e outro no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Os tapetes serão confeccionados por crianças, coroinhas e jovens das mais diversas paróquias, afirma o coordenador diocesano de Liturgia e administrador paroquial da Paróquia de São Manoel, Pe José Janedson. Ele lembra que os  tapetes são confeccionados com sal, pó de café e serragem  numa demonstração de amor à Igreja e ajudam a embelezar a celebração.

Tradição

O dia é comemorado sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança, comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente, ao nosso lado, e se faz alimento, para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica Seu amor e se entrega por nós.