Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Padre Walter Collini celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral e já batizou 11 mil pessoas

 


Nascido em uma família católica, decidiu entrar para o seminário, na Itália, depois veio para o Brasil e, no dia 10 de junho de 1973, recebeu o sacramento da ordem pelas mãos de Dom Gentil Barreto, bispo na época, na Catedral de Santa Luzia. Na sua importante missão na Diocese de Mossoró passou por duas paróquias: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Martins e Paróquia de Santa Luzia. Hoje se dedica a atender as pessoas, em sua casa, e a Missa das Crianças todo domingo, às 10h, na Matriz de São José, em Mossoró/RN. 

O jornal A Luz da Diocese (ONLINE) conversou com Padre Walter Collini, que se sente feliz por ter batizado, ao longo desses 50 anos, 11 mil pessoas.  

 

JA- Como sentiu o chamado de DEUS?

 Pe Walter - O chamado de DEUS sempre se revela através de pessoas, circunstâncias, acontecimentos, situações que se tornam a linguagem de DEUS que se comunica com a gente. Precisa que a pessoa chamada saiba entender e interpretar a mensagem de DEUS. No meu caso, DEUS me fez o convite através de um padre que visitou minha escola, quando eu tinha 11 anos de idade. Ele perguntou à turma quem queria ser padre. Eu nunca havia pensado nisso. Mas achei a proposta interessante e falei que se DEUS quisesse... eu toparia!

 

JA- Como foi a sua resposta ao chamado de DEUS?

 Pe Walter - DEUS chama uma vez por todas, nós devemos repetir e reafirmar todo dia o nosso “sim!” Eu respondi com a disponibilidade e a consciência possível e compatível para um menino de 11 anos que era a idade que eu tinha quando DEUS me acenou a vocação sacerdotal. A vocação cresceu comigo e eu com ela. Tudo proporcional à idade, ao entendimento, à capacidade de compreensão. Mas nunca houve arrependimento, incertezas ou dúvidas (que são até comum em quase todos).

  

JA- Deixe uma mensagem a quem está buscando sua vocação e a quem já vive sua vocação.

 Pe Walter- Todos são chamados. DEUS chama, depende de nós ouvir, escutar e responder. Não adianta fazer ouvidos de mercador com DEUS. Para descobrir a própria vocação precisa de silêncio, escuta, disponibilidade, amor apaixonado por DEUS e amor e sensibilidade para com os outros.

Vocação acertada é vida feliz! Vocação é a felicidade de ter como ofício o amor e o entusiasmo. Eu me acho a pessoa mais feliz do mundo! Não quero trocar de vida com ninguém. Sinto-me plenamente realizado. A vida é a primeira vocação. Quem perder sua vida vai ganhá-la! Não tem “patrão” melhor do que o Senhor. Servir ao Senhor é não ter que servir a nenhum dos outros “senhores”.

 

Ser Sacerdote é... Brincando com as palavras posso dizer que “tem gente que nasce para ser pade e gente que nasce para pade ser”. Ser padre é também padecer, participando das dores do parto para tentar gerar o Reino de DEUS na comunidade. Ser padre é ser pai (esse é o sentido da palavra “padre”) sem nunca ter gerado na carne, para gerar a vida divina no Batismo. Eu me sinto feliz em pensar que já batizei quase 11.000 pessoas!

Ser padre é participar da loucura de DEUS de receber na fragilidade de pote de barro a graça de DEUS para distribuí-la generosamente com os irmãos e as irmãs. É penetrar os arcanos mistérios de DEUS sem nem bem conhecer a si próprio. É experimentar as alturas vertiginosas e as profundezas abismais do amor divino. É emprestar a voz ao Senhor para fazer de todos os seres humanos filhas e filhos do Altíssimo DEUS. É poder levantar o braço sobre os pecados do mundo e poder garantir que DEUS perdoou o pecado. É juntar a humanidade toda de uma vez, na liturgia, e celebrar a Páscoa com JESUS, na Santa Missa, anulando o tempo e o espaço e antecipando misticamente a eternidade e o infinito do céu. Ser sacerdote é não ser de ninguém para ser de todos!!!

 

 

 


Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d