Fique por dentro do calendário da Quaresma e Semana Santa 2024

Você já sabe: a Quaresma lembra o tempo Jesus passou no deserto, rezando e meditando. Depois de um período de jejum e penitência, celebra-se a Páscoa. Por isso, esse tempo é um tempo de preparação para a Ressurreição do Senhor.

Mas quando caem as principais celebrações da Quaresma e do Tríduo Pascal em 2024? Fique por dentro do calendário litúrgico:

Domingo de Ramos: 24 de março

No Domingo anterior à Páscoa – 24 de março, neste ano – a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Os fiéis se reúnem antes da Missa e levam um ramo verde. Depois da bênção, entram na igreja em procissão para ouvir o Evangelho da Paixão, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quinta-feira Santa: 28 de março

A Quinta-feira Santa lembra a “Última Ceia” que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Ele tomou o pão e o vinho e deu graças, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia. Também há o ritual do “Lava-pés”, que lembra a passagem em que Cristo lavou o pé dos discípulos. A Quaresma termina na Quinta-feira Santa, na Missa da Santa Ceia. Na tarde deste dia, já tem início o Tríduo Pascal.

Sexta-feira Santa: 29 de março
Jesus morre na cruz, traído por Judas e abandonado por Pedro. É arrastado e sobe ao Calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sombrio para os fiéis.

Sábado de Aleluia: 30 de março
Jesus repousa na tumba. É um dia de silêncio e reconhecimento em que se medita sobre a morte de Cristo na cruz e seu sepultamento. À noite, começa a Vigília Pascal, em que é celebrada a passagem da escuridão para a luz, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa: 31 de março

Cristo ressuscitou! É a concretização das promessas feitas por Deus a seu povo. Assim, a festa da Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão. É um dia de alegria, celebrado com Missa solene. O clero se veste de branco ou dourado, símbolos de alegria e luz.

Confira os horários de Missas, procissões e celebrações de sua paróquia. Participe e viva intensamente este período

Semana Santa 2024- Paróquia Santa Luzia

24/03- Domingo de Ramos

“Hosana ao Filho de Davi”

6h – Missa na Catedral de Santa Luzia

7h – Missa na Capela de São Vicente

8h15 – Bênção dos Ramos e Procissão (saindo da Praça do Museu)

Missa na Catedral de Santa Luzia

11h – Missa na Catedral de Santa Luzia

17h – Missa na Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – Missa na Catedral de Santa Luzia

Dias 25 e 26/03: Segunda e terça

17h30- Missa na Catedral de Santa Luzia

27/03- Quarta-Feira Santa com Procissão do Encontro

17h30- Missa na Catedral

Procissão do Encontro

19h- Procissão saindo das Paróquias de Mossoró

20h- Encontro com as imagens e cruzes em frente à Catedral de Santa Luzia

28/03: Quinta-Feira Santa

“Instituição da Eucaristia”

Ceia do Senhor

8h30 - Missa do Crisma –  Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma

Catedral de Santa Luzia - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

17h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Catedral - preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano)

Adoração ao Santíssimo Sacramento até  21h30.

29/03- Sexta-Feira Santa

"Pai em Tuas Mãos entrego o meu Espírito”

Celebração da Paixão do Senhor

7h - Via Sacra

16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor - Catedral de Santa Luzia

Procissão do Senhor Morto  para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

30/03: Sábado Santo

“Fogo Novo”. Ó noite de Alegria Verdadeira

19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia- preside Dom Francisco de Sales- Bispo Diocesano

31/03- Domingo de Páscoa

6h - Missa da Páscoa –  Catedral de Santa Luzia

7h - Missa da Páscoa  -  Capela São Vicente

9h – Missa da Páscoa - Catedral de Santa Luzia

11h - Missa da Páscoa  -  Catedral de Santa Luzia

17h - Missa da Páscoa  -  Capela de Santa Luzia  - Ilha de Santa Luzia

17h- Missa das Crianças- Catedral de Santa Luzia

19h – Missa da Páscoa -  Catedral de Santa Luzia

Contato - 84 3321.3157  - Catedral

Todas as celebrações presenciais e transmitidas pelo canal do Youtube da Paróquia de Santa Luzia, Facebook da Paróquia e pela Rádio Rural de Mossoró.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023